http://repositorio.unb.br/handle/10482/41085
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2020_HenriqueMendesdaSilva.pdf | 6,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Práticas de educação ambiental para a conservação do córrego Pamplona em Vazante - MG : uma abordagem investigativa no ensino de ecologia |
Autor : | Silva, Henrique Mendes da |
Orientador(es):: | Russo, Cristiane Rodrigues Menezes |
Assunto:: | Educação ambiental Ensino de Biologia Sustentabilidade ambiental Processo de ensino - aprendizagem Minas Gerais (Estado) Base Nacional Comum Curricular (BNCC) |
Fecha de publicación : | 2-jun-2021 |
Data de defesa:: | 29-sep-2020 |
Citación : | SILVA, Henrique Mendes da. Práticas de educação ambiental para a conservação do córrego Pamplona em Vazante - MG: uma abordagem investigativa no ensino de ecologia. 2020. 182 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumen : | Os ecossistemas têm sofrido intensas intervenções e transformações antrópicas que podem vir a comprometer a vida humana, em especial os sistemas hídricos. Nesse contexto, os conhecimentos ecológicos são proeminentes para o entendimento dessas questões ambientais para a sociedade. O ensino e aprendizagem exigem inovações constantes e os recursos e modalidades didáticas assumem um papel significativo no Ensino de Biologia, em especial no Ensino de Ecologia, que trabalha com conceitos e processos que não levam em conta as circunstâncias que estão ao redor do estudante e seu entendimento, resultando em complexidade para a aprendizagem. Em virtude disso, o presente estudo teve como objetivo criar uma sequência didática (SD) e um protocolo de Ecologia (instrumento pedagógico que tem o objetivo de caracterizar e avaliar as condições ecológicas em trechos do córrego Pamplona) para o Ensino de Biologia. A aplicação do protocolo subsidiou a abordagem investigativa para ações de conservação na área do córrego Pamplona, além de investigar as percepções dos estudantes sobre o córrego Pamplona por meio de práticas de Educação Ambiental, a fim de proporcionar o entendimento dos aspectos ecológicos relacionados à conservação e à preservação ambiental dentro do ensino de Biologia. A pesquisa foi desenvolvida junto a estudantes do Ensino Médio regular da Escola Estadual Carolina Silva no Município de Vazante (Minas Gerais) nos anos de 2019 a 2020. Para o entendimento da biodiversidade, foram investigados o conhecimento dos estudantes sobre preservação e conservação ambiental e suas ações relacionadas às questões ambientais no município. Foram estudados o meio físico, o meio biótico e o saneamento básico em aulas de Ecologia. Os procedimentos para coleta de informações foram observações do estado ambiental do córrego Pamplona e aplicação de questionários aos estudantes. Foi executada a aula de campo em três pontos na área localizada ao longo do córrego Pamplona, utilizando-se do protocolo. Os dados coletados foram analisados e interpretados qualitativamente de acordo com a análise de conteúdo de Minayo. Os resultados obtidos foram satisfatórios, uma vez que indicam quais são os impactos ambientais existentes no córrego, os quais comprometem sua conservação, evidenciando suas principais causas. Como esse ambiente afeta a vida dos estudantes, busca-se, dessa forma, a construção de uma cidadania consciente pelas práticas de Educação Ambiental no Ensino de Biologia. Com o uso das abordagens investigativas (aplicação do protocolo e percepção das mudanças ocorridas no córrego Pamplona) e da ação sociointeracionista, constatou-se o embasamento dos estudantes em conhecimentos histórico-culturais, legais e científicos, importantes para a ressignificação das relações estabelecidas com esse ambiente. Além disso, a culminância do projeto possibilitou a divulgação das condições ecológicas do estado atual do córrego Pamplona aos membros da comunidade escolar, bem como os riscos para a saúde provenientes dos usos impróprios de suas águas. Desse modo, diante da experiência proporcionada pelo Projeto “Gente cuidando das águas: Córrego Pamplona”, sugere-se a sua expansão deste para um projeto interescolar, com monitoramento das condições ecológicas dos cursos d’água do município de Vazante. Conclui-se que a aplicabilidade da SD é uma proposta viável para aprendizagem, levando em consideração os aspectos cognitivos dos estudantes. |
Abstract: | Ecosystems have been under intense interventions and anthropic transformations that may compromise human life, especially water systems. In this context, ecological knowledge is prominent for understanding these environmental issues for society. Teaching and learning require constant innovations, thus didactic resources and modalities assume a significant role in the teaching of Biology, especially in the teaching of Ecology, which works with concepts and processes that do not take into account the circumstances surrounding the student and the student understanding, resulting in complexity for learning. As a result, the present study aimed to create a didactic sequence (DS) and an Ecology protocol (pedagogical instrument that aims to characterize and evaluate ecological conditions in stretches of the Pamplona stream) for the Teaching of Biology. The application of the protocol supported the investigative approach to conservation actions in the Pamplona stream area, in addition to investigating students' perceptions of the Pamplona stream through Environmental Education practices in order to provide an understanding of the ecological aspects related to conservation and to environmental preservation within the teaching of Biology. The research was carried out with regular high school students at the Carolina Silva State School in the municipality of Vazante (Minas Gerais) in the years 2019 to 2020. In order to understand biodiversity, students' knowledge about environmental preservation and conservation and its actions related to environmental issues in the municipality. The physical environment, the biotic environment and basic sanitation were studied in Ecology classes. The procedures for collecting information were observations of the environmental status of the Pamplona stream and the application of questionnaires to students. The field class was carried out at three points in the area located along the Pamplona stream using the protocol. The collected data were analyzed and interpreted qualitatively according to Minayo content analysis. The results obtained were satisfactory, since they indicate what are the environmental impacts in the stream which compromise its conservation, highlighting its main causes. As this environment affects the students' lives, the construction of a conscious citizenship through Environmental Education practices in Biology Teaching is sought. With the use of investigative approaches (application of the protocol and perception of changes that occurred in the Pamplona stream) and socio-interactionist action, it was found that students were based on historical-cultural, legal and scientific knowledge, important for the redefinition of the relationships established with this environment. In addition, the culmination of the project made it possible to disseminate the ecological conditions of the current state of the Pamplona stream to members of the school community, as well as the health risks arising from the improper use of its waters. Thus, in view of the experience provided by the “Gente cuidando das águas: Córrego Pamplona” project, it is suggested that it be expanded into an inter-school project, with monitoring of the ecological conditions of water courses in the municipality of Vazante. It is concluded that the applicability of DS is a viable proposal for learning, considering the students' cognitive aspects. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Biológicas (IB) Departamento de Biologia Celular (IB CEL) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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