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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/41079
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Title: Kitharentsi : a arte da tecelagem das mulheres ashaninka
Authors: Pinhanta, Maria Alexandrina da Silva
Shãtsi
metadata.dc.contributor.email: mailto:shaatsy@gmail.com
Orientador(es):: Pimenta, José Antonio Vieira
Assunto:: Ashaninka
Indígenas - vida e costumes sociais
Tecelagem manual
Conhecimento tradicional
Issue Date: 1-Jun-2021
Citation: PINHANTA, Maria Alexandrina da Silva. Kitharentsi: a arte da tecelagem das mulheres ashaninka. 2019. 126 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais)—Universidade de Brasília, 2019.
Abstract: Esta dissertação discute a arte de tecelagem das mulheres ashaninka do rio Amônia. A pesquisa foi realizada na aldeia Apiwtxa, na Terra Indígena Kampa do Rio Amônia, na região do Alto Juruá (Acre). Como liderança ashaninka nasci, cresci e morei grande parte da minha vida na aldeia onde também passei pelo longo processo de aprendizado da arte de tecer. Após apresentar os diversos artefatos feitos de algodão e o significado cultural da tecelagem para o meu povo, o trabalho focaliza o principal produto da tecelagem ashaninka, isto é, a vestimenta masculina chamada kitharentsi na nossa língua. Ao analisar as diferentes etapas de produção da kitharentsi, desde o plantio do algodão até a confecção final da vestimenta, procuro destacar a riqueza e importância dos saberes tradicionais envolvidos nessa atividade tradicional feminina, assim como sua dimensão espiritual. Por fim, reflito sobre o processo de transmissão desses conhecimentos tradicionais tanto no seio da família, como no ambiente escolar.
Abstract: This dissertation discusses the art of weaving of the Ashaninka women from the Amonia River. The research was carried out in the Apiwtxa village, in the “Terra Indígena Kampa do Rio Amônia”, in the Alto Juruá region, in the State of Acre (Brazil). As an Ashaninka leader, I was born, raised, and lived much of my life in the village of Apiwtxa where I also went through the long process of learning the art of weaving. After presenting the various artifacts made of cotton and the cultural significance of weaving to my people, the work focuses on the main product of ashaninka weaving, that is, the male clothing called kitharentsi in our language. By analyzing the different stages of the kitharentsi production, from cotton planting to final garment making, I try to highlight the richness and importance of the traditional knowledge involved in this traditional feminine activity, as well as its spiritual dimension. Finally, I reflect on the process of transmitting this traditional knowledge within the family, but also and in the school environment.
metadata.dc.description.unidade: Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)
Departamento de Antropologia (DAN)
Faculdade de Educação (FE)
Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Departamento de Antropologia, Faculdade de Educação, Faculdade UnB Planaltina, Instituto de Ciências Sociais, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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