http://repositorio.unb.br/handle/10482/40905
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_LuizOtávioGuimarãesCardosoRosa.pdf | 5,05 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Uma proposta para o uso da aquaponia no ensino de Biologia : Macroprojeto : novas práticas e estratégias pedagógicas para o ensino de Biologia |
Auteur(s): | Rosa, Luiz Otávio Guimarães Cardoso |
Orientador(es):: | Ferreira, Maria Fernanda Nince |
Assunto:: | Sequência didática Ensino médio Ensino por investigação |
Date de publication: | 12-mai-2021 |
Data de defesa:: | 27-oct-2020 |
Référence bibliographique: | ROSA, Luiz Otávio Guimarães Cardoso. Uma proposta para o uso da aquaponia no ensino de Biologia: Macroprojeto: novas práticas e estratégias pedagógicas para o ensino de Biologia. 2020. 141 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Résumé: | A aquaponia é um processo de produção de alimentos em que se associam duas técnicas, a aquicultura e a hidroponia. Em alguns países, essa técnica é bastante difundida e está sendo utilizada como ferramenta didática para o ensino de diversas disciplinas, entre elas a Biologia. O presente projeto visa desenvolver ações pedagógicas com o uso da aquaponia, bem como avaliar seu uso no ensino de biologia no ensino médio. Para isso, foram propostos dois sistemas de aquaponia bem como foram elaboradas duas sequências didáticas com os conteúdos de primeiro e segundo anos do ensino médio. Os sistemas propostos foram descritos e analisados de acordo com a literatura específica, enquanto as sequências foram enviadas a professores de biologia do ensino médio de diferentes estados que avaliaram o material através de um questionário realizado através do formulário Google. Ao todo, 13 professores enviaram suas respostas, sendo que os dados foram analisados quantitativamente e qualitativamente. Espera- se que o trabalho ofereça um produto que possa auxiliar na aplicação da sequência, fazendo com que esse recurso didático auxilie na formação dos alunos. |
Abstract: | Aquaponics is a food production process that combines two other techniques, aquaculture and hydroponics. In many countries, this technique is already widespread and is being used as a didactic tool for teaching various subjects, including Biology. The present project aims to develop pedagogical actions with the use of aquaponics, as well as to evaluate its use in the teaching of biology in high school. For this purpose, two basic aquaponics systems were proposed, as well as two didactic sequences with contents from the first and second years of high school. The proposed systems were described and analyzed according to the specific literature, while the sequences were sent to high school biology teachers from different states who evaluated the material through a questionnaire using the Google form. Altogether, 13 teachers sent their answers, and the data were analyzed quantitatively and qualitatively. It is expected that the work can guide a final product that can assist in a future application of the sequence making this didactic resource assist in the training of students. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Biológicas (IB) Departamento de Biologia Celular (IB CEL) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.