http://repositorio.unb.br/handle/10482/40872
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_DanielCastroMontoyaFlores.pdf | 5,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | A Barquinha de Mestre Daniel : etnografia da música de uma tradição religiosa ayahuasqueira amazônica |
Autor : | Flores, Daniel Castro Montoya |
Orientador(es):: | Mendes, Sérgio Nogueira |
Assunto:: | Barquinha (Religião) Ayahuasca (bebida psicoativa) Música religiosa Religião Etnografia musical |
Fecha de publicación : | 10-may-2021 |
Data de defesa:: | 14-dic-2020 |
Citación : | FLORES, Daniel Castro Montoya. A Barquinha de Mestre Daniel: etnografia da música de uma tradição religiosa ayahuasqueira amazônica. 2020. xii, 122 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumen : | No ano de 1945 em Rio Branco, capital do estado Acre, o músico maranhense Daniel Pereira de Mattos fundou a doutrina religiosa, popularmente, conhecida como Barquinha. Segundo a tradição, os cânticos que são utilizados nos seus rituais, são recebidos espiritualmente pelos médiuns da Barquinha. Neste trabalho coletamos informações sobre as origens, desenvolvimento e o cotidiano desta tradição cultural, com o objetivo de se produzir uma etnografia da música local, baseada nos pressupostos sugeridos pelo pesquisador Anthony Seeger (2004). O enfoque principal da investigação gira em torno de questões relacionadas à música mediúnica que ali ocorre. |
Abstract: | In 1945 in Rio Branco, the capital of the state of Acre, Brazil, a musician from the state of Maranhão, Daniel Pereira de Mattos, founded a religious doctrine, popularly known as The Barquinha. According to tradition, the songs that are used in their rituals are received spiritually by the mediums of this spiritual group. In this work we gather information about the origins, development and daily life of this cultural tradition, with the aim of producing an ethnography of local music, based on the assumptions suggested by the researcher Anthony Seeger (2004). The main focus of the investigation revolves around issues related to the occurrence of this tradition’s mediumistic music. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Música (IdA MUS) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2020. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.