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Título: Indicadores de consumo de água e análise comparativa entre o aproveitamento de águas pluviais e o reúso de águas cinzas em edificações de ensino do Campus Darcy Ribeiro - UnB
Autor(es): Barbosa, Guilherme Gomes
Bezerra, Samira Pinho
Sant'Ana, Daniel Richard
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9020-081X
Assunto: Água - reutilização
Indicadores de consumo de água
Águas pluviais
Águas cinzas - reutilização
Edificações de ensino
Data de publicação: 17-Dez-2018
Editora: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília
Referência: BARBOSA, G. G.; BEZERRA, S. P.; SANT’ANA, D. Indicadores de consumo de água e análise comparativa entre o aproveitamento de águas pluviais e o reúso de águas cinzas em edificações de ensino do Campus Darcy Ribeiro - UnB. Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismo, Brasília, n. 22, p. 1–15, 2018. DOI: https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n22.2018.01. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/25557. Acesso em: 26 abr. 2021.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo caracterizar os usos-finais de água em edificações de ensino superior do Campus Universitário Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília e, com isso, realizar uma análise comparativa do desempenho de sistemas de aproveitamento de águas pluviais (AAP) e de reúso de águas cinzas (RAC). Para tanto, o estudo se dividiu em três etapas. Na primeira etapa, indicadores de consumo predial foram gerados com base no consumo faturado, área construída e população de cada edificação analisada. Usos-finais de água foram estimados por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas. Na segunda etapa, foram realizadas uma série de simulações para verificar a economia de água para diferentes sistemas AAP e RAC baseando-se em três cenários de usos não potáveis: i) Irrigação e lavagem de pisos (Cenário 1); ii) Descarga sanitária (Cenário 2); e iii) Irrigação, lavagem de pisos e descarga sanitária (Cenário 3). Na terceira etapa, foi realizada uma análise comparativa do desempenho dos sistemas na redução do consumo de água. Os resultados mostraram que, para o Cenário 1, ambos os sistemas conseguem suprir toda a demanda de água. Porém, a maioria dos sistemas não são capazes suprir toda a demanda dos Cenários 2 e 3. Em geral, o aproveitamento de águas pluviais apresentou um melhor desempenho, promovendo economia de 137 a 19.510 m3/ano, dependendo da grandeza da edificação.
Abstract: This work has characterized the end-uses of water of higher education buildings in Darcy Ribeiro Campus - University of Brasilia and with this, a comparative analysis of the performance of rainwater harvesting (RWH) and greywater reuse (GWR) systems for non-potable uses was made. The study was divided into three stages. In the first stage, water consumption indicators were generated based on billed water consumption, built area and population for each building analyzed. Water end-uses for toilet flushing, lavatories, drinking fountains, floor washing and irrigation were estimated through the use of questionnaires (directed to students, teachers and employees) and structured interviews (to managers and maintenance teams). In the second stage, a series of simulations were carried out to verify water savings for different RWH and GWR systems based on three non-potable scenarios: i) Irrigation and floor washing (Scenario 1); ii) Toilet flushing (Scenario 2); and iii) Irrigation, floor washing and toilet flushing (Scenario 3). In the final stage, a comparative analysis of the performance, based on water reductions was carried out. Results showed that for the first scenario, both systems are capable of supplying water demand. However, most systems were not capable of fully supplying water demand for Scenarios 2 and 3. In general, rainwater harvesting stood out as the best option, promoting higher water savings raging from 137 to 19,510 m3/year, depending on the size of the building.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC)
Licença: (CC BY) - Licensed under a Creative Commons Attribution International License
DOI: https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n22.2018.01
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