Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/40639
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2020_AnaBragaDorneles.pdf2,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Cultivando a pedagogia dos encontros : experiências educativas da Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) em Brasília-DF
Autor : Dorneles, Ana Braga
metadata.dc.contributor.email: anabraga100@gmail.com
Orientador(es):: Silva, Ana Tereza Reis da
Assunto:: Pedagogia do encontro
Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA)
Economia solidária
Processos educativos
Fecha de publicación : 25-abr-2021
Citación : DORNELES, Ana Braga. Cultivando a pedagogia dos encontros: experiências educativas da Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) em Brasília-DF. 2020. 178 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumen : As Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSA) surgem no mundo como movimento que busca reaproximar agricultoras(os) e coagricultoras(os) a partir de uma economia solidária. Certa de que o movimento aponta caminhos não somente rumo a alternativas, à dimensão econômica ou ambiental, a pesquisa analisou a CSA como comunidade de aprendizagem a partir de duas experiências brasilienses e do Grupo de Gestão da Rede CSA Brasília. A caminhada metodológica contou com meu engajamento como coagricultora- pesquisadora, quando pude acompanhar e participar das experiências. Os encontros com agricultoras(es) e coagricultoras(es) emergiram como metodologia, abrindo caminhos para esta pesquisa-plantio. Para tanto, as categorias teóricas acionadas neste trabalho foram “Cultureza”, “Comunidade” e “(Re)pensando economias”, construídas desde perspectivas decoloniais, sobre as quais busquei reflexionar sobre o dualismo entre cultura e natureza, ontologias modernas e comunitárias, bem como refletir sobre a construção dos sistemas econômicos/culturais e suas implicações pedagógicas. Durante a pesquisa, foi ficando evidente a centralidade que o Encontro ocupa como dimensão pedagógica dentro da experiência da CSA, principalmente aqueles que ocorrem do Encontro com/entre: Agricultor, Comunidade, Alimento e Rede. Esses Encontros deram forma à Pedagogia dos Encontros, desde onde me foi possível colher aprendizagens, trocas e saberes que vêm sendo produzidos e compartilhados, bem como contradições e desafios que também perpassam essas experiências.
Abstract: Community Supported Agriculture (CSA) arise in the world as a movement that seeks the reconnection of farmers and co-farmers from a solidary economy. With certainty that the movement points not only the paths towards alternatives to the economic or environmental dimension, the survey looked at the CSA as a learning community from two experiences located in Brasília and of the CSA Brasília Network Management Group. The methodological journey was supported by me being a engaged co-farmer-researcher, while I was able to accompany and participate in the experiences. The meets with the farmers and co-farmers to emerged as a methodology, paving the way for this research-planting. Therefore, the theoretical categories ationed in this work were “Cultureza”, “Community” and “(Re)thinking economies”, constructed from colonials perspectives, that I seeked to reflect on the dualism between culture and nature, modern and community ontologies and also reflect about the construction of the economic/cultural systems and their pedagogical implications. During the research, the centrality that the Encounter occupies as a pedagogical dimension became evident within the CSA experience, mainly those that occur from the Meeting with/between: Farmer, Community, Food and Network. These encounters shaped the Encounter’s pedagogy, from where it was possible for me to gather learning, exchanges and knowledge that have been produced and shared just as the contradictions and challenges that also cross over these experiences.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/40639/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.