Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/40623
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CAPITULO_Meta-AvaliacaoTempos.pdf686,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Meta-avaliação em tempos de pandemia: para que servem as intervenções da covid-19?
Autor : Hartz, Zulmira
Rehem, Tânia Cristina Morais Santa Bárbara
Craveiro, Isabel
Assunto:: Avaliação
Epidemias
Covid-19
Política de saúde
Fecha de publicación : 2021
Editorial : Conselho Nacional de Secretários de Saúde
Citación : HARTZ, Zulmira; REHEM, Tania; CRAVEIRO, Isabel. Meta-avaliação em tempos de pandemia: para que servem as intervenções da covid-19?. In: SANTOS, Alethele de Oliveira; LOPES, Luciana Tolêdo (org.). Principais Elementos. Brasília: Conselho Nacional de Secretários de Saúde, 2021. p. 168-180. (Coleção Covid-19, v. 1). Disponível em: https://www.conass.org.br/biblioteca/volume-1-principais-elementos/. Acesso em: 23 abr. 2021.
Resumen : A pandemia de COVID-19 vem afetando todo o mundo, causando, até o momento, cerca de 33.034.598 casos confirmados, 302.277 novos casos e 996.342 mortes. O Brasil vem investindo em diversas medidas para o enfrentamento da doença, entre as quais um importante investimento em realização de pesquisas. Este ensaio tem como objetivo refletir sobre a realização de meta-avalição trazendo subsídios para a elaboração do estudo, nos diversos cenários, inclusive em situação de pandemia. Trata-se de um ensaio sobre meta-avaliação, em que as bases teóricas e conceituais foram buscadas em livros e artigos. O Brasil contratou 126 pesquisas, sendo 66,6% relacionadas com avaliação, por meio de Chamada Pública. No contexto atual, no qual foi demandado um quantitativo importante de pesquisas avaliativas para nortear as melhores estratégias no enfrentamento da COVID-19, torna-se de suma importância a realização de estudos de meta-avaliação, a qual pode ser definida como a avaliação da avaliação. O uso da meta-avaliação deve ser incentivado, sendo entendida como uma ferramenta crucial para o aperfeiçoamento e desenvolvimento do SUS, pois a ausência de avaliar as avaliações permite que práticas avaliatórias inconsistentes possam ser consideradas e que possam induzir ou fundamentar decisões equivocadas por parte dos gestores.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade UnB Ceilândia (FCE)
Curso de Enfermagem (FCE-ENF)
Licença:: © 2021 – 1ª Edição CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE SAÚDE – CONASS É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citadas a fonte e a autoria. As opiniões emitidas na presente publicação são da exclusiva responsabilidade do autor, sem representar posicionamentos oficiais da Organização Pan-Americana da Saúde e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde. A Coleção COVID-19 é distribuída gratuitamente. Proibida a comercialização.
Aparece en las colecciones: Livros e afins
UnB - Covid-19

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/40623/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.