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Título: A Ópera em Brasília : gênese e desdobramentos
Autor(es): Dornellas, Janette Ribeiro
Orientador(es): Mota, Marcus Santos
Assunto: Ópera
Brasília (DF)
Ópera - história
Produção operística
Canto lírico
Data de publicação: 13-Abr-2021
Referência: DORNELLAS, Janette Ribeiro. A Ópera em Brasília: gênese e desdobramentos. 2020. [292] f. il. Tese (Doutorado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este texto apresenta o resultado da pesquisa de doutorado com o título “A Ópera em Brasília: Gênese e Desdobramentos”, desenvolvida no Programa de Pós- Graduação do Instituto de Artes Visuais da Universidade de Brasília. Por meio de entrevistas com os personagens responsáveis pelo surgimento de uma produção cultural, incluindo a operística, em Brasília e numa busca iconográfica e bibliográfica sobre o assunto, pesquisamos a história da introdução do gênero musical operístico na capital federal, e também seus desdobramentos. Contamos como a ópera chegou ao Brasil e aqui se estabeleceu, para depois falar sobre a arte e a cultura na história de Brasília. Depois, traçamos uma cronologia das apresentações de ópera, operetas e concertos cênicos no DF, a partir das primeiras operetas produzidas por alunos e professores do Instituto de Letras da Universidade de Brasília nas décadas de 70 e 80 e a produção e apresentação da primeira ópera, em 1978, “Amahl e Os Visitantes da Noite”, do compositor ítalo-americano Gian-Carlo Menotti, comentando os spectos artísticos das mesmas. Nosso foco principal nesta tese é a década de 80, quando ocorreu a primeira temporada regular de óperas na cidade, que uniu vontade política e pessoas dispostas a fazer dessa atividade artística um ato contínuo. Neste texto, falamos sobre a Sra. Asta-Rose Alcaide, a responsável pela primeira produção de ópera e que, desde então, essa primeira produção fomentou durante décadas a formação de artistas e de plateia, através da Associação Ópera-Brasília. Da mesma forma, citamos outros personagens importantes, como produtores, professores, cantores, cenógrafos e maestros, bem como instituições que tiveram um papel fundamental nessa história, como a Universidade de Brasília e a Escola de Música de Brasília. Dois fatores que desencadearam essa pesquisa: primeiro, a constatação de que, quarenta anos depois, essa história ainda não foi pesquisada e contada. Fora o fato de que os personagens envolvidos começam a nos deixar, levando com eles informações fundamentais para a estruturação e consequente perpetuação de tão valorosa trajetória. E em segundo lugar, a importância que este movimento operístico teve na minha formação profissional e nos rumos da minha carreira, fazendo com que eu escolhesse a profissão de cantora lírica e professora de canto erudito, assim como produtora, tradutora de óperas para o português e, mais recentemente, diretora cênica.
Abstract: This text presents the result of the doctoral research with the title “The Opera in Brasilia: Genesis and Developments” developed in the Graduate Program of the Institute of Visual Arts of the University of Brasilia. Through interviews with the characters responsible for the emergence of a cultural production, including opera, in Brasilia and in an iconographic and bibliographic search on the subject, we researched the history of the introduction of the operatic musical genre in the federal capital, as well as its developments. We tell how the opera arrived in Brazil and settled here, to later talk about art and culture in the history of Brasilia. Then, we traced a chronology of the opera performances, operettas and scenic concerts in Federal District, from the first operettas produced by students and professors of the Institute of Letters of the University of Brasilia in the 70s and 80s and the production and presentation of the first opera, in 1978, “Amahl and The Night Visitors” by the Italian-American composer Gian-Carlo Menotti, commenting on their artistic aspects. Our main focus in this thesis is the 80's, when the first regular season of operas took place in the city, which united political will and people willing to make this artistic activity a continuous act. In this text, we talk about Ms. Asta Rose Alcaide, who is responsible for the first opera production and that, since then, this first production has fostered the formation of artists and audiences, through the Opera-Brasilia Association, for decades. Likewise, we mention other important characters, such as producers, teachers, singers, choreographers, scenographers and conductors, as well as institutions that played a fundamental role in this history, such as the University of Brasilia and the School of Music of Brasília. Two factors that triggered this research: first, the finding that, forty years later, this story has not yet been researched and told. Aside from the fact that the characters involved start to leave us, taking with them fundamental information for the structuring of this story and consequent perpetuation of such a valuable trajectory. And secondly, the importance that this operatic movement had in my professional training and in the direction of my career, making me choose the profession of lyric singer and classical singing teacher, as well as producer, translator of operas into Portuguese and, more recently, scenic director.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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