Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mota, Marcus Santos | - |
dc.contributor.author | Dornellas, Janette Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-13T16:41:04Z | - |
dc.date.available | 2021-04-13T16:41:04Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-13 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-18 | - |
dc.identifier.citation | DORNELLAS, Janette Ribeiro. A Ópera em Brasília: gênese e desdobramentos. 2020. [292] f. il. Tese (Doutorado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40519 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este texto apresenta o resultado da pesquisa de doutorado com o título “A Ópera em Brasília: Gênese e Desdobramentos”, desenvolvida no Programa de Pós- Graduação do Instituto de Artes Visuais da Universidade de Brasília. Por meio de entrevistas com os personagens responsáveis pelo surgimento de uma produção cultural, incluindo a operística, em Brasília e numa busca iconográfica e bibliográfica sobre o assunto, pesquisamos a história da introdução do gênero musical operístico na capital federal, e também seus desdobramentos. Contamos como a ópera chegou ao Brasil e aqui se estabeleceu, para depois falar sobre a arte e a cultura na história de Brasília. Depois, traçamos uma cronologia das apresentações de ópera, operetas e concertos cênicos no DF, a partir das primeiras operetas produzidas por alunos e professores do Instituto de Letras da Universidade de Brasília nas décadas de 70 e 80 e a produção e apresentação da primeira ópera, em 1978, “Amahl e Os Visitantes da Noite”, do compositor ítalo-americano Gian-Carlo Menotti, comentando os spectos artísticos das mesmas. Nosso foco principal nesta tese é a década de 80, quando ocorreu a primeira temporada regular de óperas na cidade, que uniu vontade política e pessoas dispostas a fazer dessa atividade artística um ato contínuo. Neste texto, falamos sobre a Sra. Asta-Rose Alcaide, a responsável pela primeira produção de ópera e que, desde então, essa primeira produção fomentou durante décadas a formação de artistas e de plateia, através da Associação Ópera-Brasília. Da mesma forma, citamos outros personagens importantes, como produtores, professores, cantores, cenógrafos e maestros, bem como instituições que tiveram um papel fundamental nessa história, como a Universidade de Brasília e a Escola de Música de Brasília. Dois fatores que desencadearam essa pesquisa: primeiro, a constatação de que, quarenta anos depois, essa história ainda não foi pesquisada e contada. Fora o fato de que os personagens envolvidos começam a nos deixar, levando com eles informações fundamentais para a estruturação e consequente perpetuação de tão valorosa trajetória. E em segundo lugar, a importância que este movimento operístico teve na minha formação profissional e nos rumos da minha carreira, fazendo com que eu escolhesse a profissão de cantora lírica e professora de canto erudito, assim como produtora, tradutora de óperas para o português e, mais recentemente, diretora cênica. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A Ópera em Brasília : gênese e desdobramentos | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ópera | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasília (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ópera - história | pt_BR |
dc.subject.keyword | Produção operística | pt_BR |
dc.subject.keyword | Canto lírico | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This text presents the result of the doctoral research with the title “The Opera in
Brasilia: Genesis and Developments” developed in the Graduate Program of the Institute of Visual
Arts of the University of Brasilia. Through interviews with the characters responsible for the
emergence of a cultural production, including opera, in Brasilia and in an iconographic and
bibliographic search on the subject, we researched the history of the introduction of the operatic
musical genre in the federal capital, as well as its developments. We tell how the opera arrived in
Brazil and settled here, to later talk about art and culture in the history of Brasilia. Then, we traced a
chronology of the opera performances, operettas and scenic concerts in Federal District, from the
first operettas produced by students and professors of the Institute of Letters of the University of
Brasilia in the 70s and 80s and the production and presentation of the first opera, in 1978, “Amahl
and The Night Visitors” by the Italian-American composer Gian-Carlo Menotti, commenting on their
artistic aspects. Our main focus in this thesis is the 80's, when the first regular season of operas took
place in the city, which united political will and people willing to make this artistic activity a
continuous act. In this text, we talk about Ms. Asta Rose Alcaide, who is responsible for the first
opera production and that, since then, this first production has fostered the formation of artists and
audiences, through the Opera-Brasilia Association, for decades. Likewise, we mention other
important characters, such as producers, teachers, singers, choreographers, scenographers and
conductors, as well as institutions that played a fundamental role in this history, such as the
University of Brasilia and the School of Music of Brasília. Two factors that triggered this research:
first, the finding that, forty years later, this story has not yet been researched and told. Aside from the
fact that the characters involved start to leave us, taking with them fundamental information for the
structuring of this story and consequent perpetuation of such a valuable trajectory. And secondly, the
importance that this operatic movement had in my professional training and in the direction of my
career, making me choose the profession of lyric singer and classical singing teacher, as well as
producer, translator of operas into Portuguese and, more recently, scenic director. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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