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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/40485
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Title: Assistência de enfermagem a pacientes com dor lombar : uma revisão de escopo
Other Titles: Nursing care for low back pain patients: a scope review
Atención de enfermería para pacientes con dolor lumbar: una revisión del alcance
Authors: Oliveira, Erika Lorena Ramos de
metadata.dc.contributor.email: erikalorenaramosoliveira@gmail.com
Orientador(es):: Bampi, Luciana Neves da Silva
Assunto:: Assistência ao paciente
Cuidados de enfermagem
Dor lombar
Enfermeiros
Citation: OLIVEIRA, Erika Lorena Ramos de. Assistência de enfermagem a pacientes com dor lombar: uma revisão de escopo. 2020. 72 f., il. Dissertação (Mestrado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Abstract: Objetivo: Conhecer as evidências científicas que embasam a assistência prestada por enfermeiros a pacientes com dor lombar. Método: Revisão sistemática de escopo, segundo o método do Joanna Briggs Institute (JBI) e recomendações da Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Review (PRISMA-ScR). Utilizou a estratégia População-Conceito-Contexto para compor a questão de pesquisa. Foram incluídos artigos, de seis bases de dados indexadas, sem limite de tempo, nos idiomas português, inglês e espanhol. Resultados: Obteve-se 986 artigos com a busca nas bases de dados e 20 publicações para análise após a aplicação dos critérios de exclusão. As informações contidas nos artigos foram categorizadas em histórico e avaliação do paciente, intervenções invasivas e não invasivas e educação em saúde. Algumas intervenções foram desenvolvidas pelo enfermeiro isoladamente e outras em conjunto com a equipe de saúde. Conclusões: Observou-se a prevalência de intervenções não farmacológicas e práticas educativas, no acompanhamento do enfermeiro, ao paciente com dor lombar. Os benefícios dessas modalidades de cuidado são reforçados pela capacidade do profissional de sistematizar a assistência, através da avaliação, intervenção e monitoramento, que produzem adesão, apoiam o autocuidado, minimizando o sofrimento e melhorando a qualidade de vida dos que sofrem desse mal.
Abstract: Objective: To know the scientific evidence that supports the care provided by nurses to patients with low back pain. Method: Systematic scope review, according to the method of the Joanna Briggs Institute (JBI) and recommendations from the Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyzes extension for Scoping Review (PRISMA-ScR). He used the Population-Concept-Context strategy to compose the research question. Articles from six indexed databases, with no time limit, in Portuguese, English and Spanish were included. Results: 986 articles were obtained by searching the databases and 20 publications for analysis after applying the exclusion criteria. The information contained in the articles was categorized into patient history and assessment, invasive and non-invasive interventions and health education. Some interventions were developed by the nurse in isolation and others in conjunction with the health team. Conclusions: There was a prevalence of non-pharmacological interventions and educational practices, in the monitoring of nurses, to patients with low back pain. The benefits of these care modalities are reinforced by the professional's ability to systematize care, through assessment, intervention and monitoring, which produce adherence, support self-care, minimizing suffering and improving the quality of life of those who suffer from this disease.
Resumen: Objetivo: Conocer la evidencia científica que sustenta la atención brindada por enfermeras a pacientes con lumbalgia. Método: Revisión sistemática del alcance, de acuerdo con el método del Instituto Joanna Briggs (JBI) y recomendaciones de los Ítems Preferidos de Reporte para Revisiones Sistemáticas y extensión de Metanálisis para Revisión del Alcance (PRISMA-ScR). Usó la estrategia Población-Concepto-Contexto para redactar la pregunta de investigación. Se incluyeron artículos de seis bases de datos indexadas, sin límite de tiempo, en portugués, inglés y español. Resultados: Se obtuvieron 986 artículos mediante la búsqueda en las bases de datos y 20 publicaciones para análisis después de aplicar los criterios de exclusión. La información contenida en los artículos se clasificó en antecedentes y evaluación del paciente, intervenciones invasivas y no invasivas y educación sanitaria. Algunas intervenciones fueron desarrolladas por la enfermera de forma aislada y otras en conjunto con el equipo de salud. Conclusiones: Hubo una prevalencia de intervenciones no farmacológicas y prácticas educativas, en el seguimiento de enfermeras, a pacientes con lumbalgia. Los beneficios de estas modalidades de atención se ven reforzados por la capacidad del profesional para sistematizar la atención, a través de la evaluación, la intervención y el seguimiento, que producen adherencia, apoyan el autocuidado, minimizan el sufrimiento y mejoran la calidad de vida de quienes padecen esta enfermedad.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Departamento de Enfermagem (FS ENF)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2020.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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