Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/40466
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LaisRaianeMiguelAmaral.pdf2,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Estimação em dois estágios de um modelo de fronteira estocástica de produção aplicado a dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica
Autor(es): Amaral, Laís Raiane Miguel
Orientador(es): Andrade, Bernardo Borba de
Coorientador(es): Souza, Geraldo da Silva e
Assunto: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Brasil)
Censo escolar
Análise de Fronteira Estocástica de Produção (SFA)
Estimação de máxima verossimilhança
Data de publicação: 8-Abr-2021
Referência: AMARAL, Laís Raiane Miguel. Estimação em dois estágios de um modelo de fronteira estocástica de produção aplicado a dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica. 2019. 112 f., il. Dissertação (Mestrado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esta dissertação apresenta uma revisão bibliográ_ca dos modelos mais comuns de fronteira estocástica de produção na literatura (modelo normal-seminormal, modelo normalnormal truncada e modelo normal-exponencial). Discutimos o uso da correção de Murphy- Topel (2002) para matriz de vari^ancia-covari^ancia em estimação de dois estágios, em que uma probabilidade estimada (primeiro estágio) _e usada como variável explicativa na estima ção de um modelo de SFA no segundo estágio. Ilustramos a metodologia com uma base de dados educacionais no software R. A unidade observada _e a escola e a variável resposta _e a m_edia da nota obtida pela escola na Prova Brasil em Portugu^es e Matemática. A base de dados foi constru__da a partir dos microdados do Censo Escolar e do Saeb, que são instrumentos fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An__sio Teixeira (Inep).
Abstract: This monograph provides a bibliographical review of the most common stochastic frontier models in the literature (normal-half normal model, normal-truncated normal model and normal-exponential model). We discuss the use of Murphy-Topel's (2002) correction for variance-covariance matrix in two-stage estimation where an estimated probability ( rst-stage) is used as explanatory variable in the estimation of an SFA model in the second stage. We illustrate the methodology with educational data in the R system. The data consist of schools as observational units and the response variable is the average grade obtained by the school in Prova Brasil for Portuguese and Mathematics. The database was constructed from the Educational Census microdata and from Saeb provided by the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An sio Teixeira (Inep).
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Estatística (IE EST)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Estatística
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.