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dc.contributor.advisorReis, Maria da Glória Magalhães dos-
dc.contributor.authorTeixeira, Charles Rocha-
dc.date.accessioned2021-03-31T21:19:26Z-
dc.date.available2021-03-31T21:19:26Z-
dc.date.issued2021-03-31-
dc.date.submitted2020-12-17-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Charles Rocha. Audiodescrição para o teatro: análise do roteiro de AD da peça Cora dentro de mim: fazendo doces e plantando roseiras. 2020. 167 f., il. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40417-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA tese apresentada neste trabalho se propõe a estabelecer um caminho na direção de análises de roteiros de Audiodescrição (AD) para espetáculos teatrais, conferindo acessibilidade cultural às pessoas com deficiência visual e/ou baixa visão. A partir das conjecturas que se desenvolvem no exercício da confecção de roteiros de AD, especificamente para a peça Cora dentro de mim: fazendo doces e plantando roseiras, podemos aliar as contribuições do Guia para Produções Audiovisuais Acessíveis (GPAA) e as teorias e técnicas teatrais. As pesquisas em AD para o teatro contidas no primeiro capítulo mostram o comprometimento dos pesquisadores com a área e contribuem sobremaneira para o desenvolvimento desta tese, sendo o ponto de partida de uma proposta concreta na direção da construção de roteiros de AD na cena teatral. O passeio pelas teorias e técnicas teatrais no decorrer dos tempos, dispostas no segundo capítulo, direcionam minhas análises ao objetivo central da tese que tenciona chegar a um roteiro de AD que consiga se alinhar aos aspectos estéticos propostos no espetáculo. O roteiro de AD confeccionado para o espetáculo considera em cada inserção as estratégias de tradução do guia e as técnicas teatrais mais proeminentes em cada cena apresentada por meio das fotografias. As análises das inserções de AD da peça, encontradas no terceiro capítulo, criam um elo entre as proposições do GPAA e as técnicas teatrais, auxiliando no desenvolvimento de futuras pesquisas e, em especial, contribuindo para a formação de audiodescritores interessados em acessibilidade teatral.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAudiodescrição para o teatro : análise do roteiro de AD da peça Cora dentro de mim : fazendo doces e plantando roseiraspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordAudiodescriçãopt_BR
dc.subject.keywordAcessibilidade culturalpt_BR
dc.subject.keywordAudiodescritores - Formaçãopt_BR
dc.subject.keywordTeatropt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The thesis presented in this work proposes to establish a path towards the analysis of Audiodescription (AD) scripts for theatrical performances, conferring cultural accessibil- ity to people with visual impairment and/or low vision. Based on the conjectures that are developed in the exercise of making AD scripts, specifically for the play Cora dentro de mim: fazendo doces e plantando roseiras, we can combine the contributions of the Guide to Accessible Audiovisual Productions (GPAA) and the theories and theatrical tech- niques. The investigations in AD for the theater contained in the first chapter show the researchers’ commitment to the area and contribute greatly to the development of this thesis, being the starting point of a concrete proposal towards the construction of AD scripts in the theatrical scene. The track through the theories and theatrical techniques in the course of time, arranged in the second chapter, direct my analysis to the central ob- jective of the thesis, which intends to reach an AD script which can align itself to the aesthetic aspects proposed in the show. The AD script made for the show considers in each insertion the strategies of translation of the guide and the most prominent theatrical techniques in each scene presented through the photographs. The analysis of the inser- tions of AD in the play, found in the third chapter, creates a link between the GPAA’s propositions and the theatrical techniques, contributing to the development of future re- searches and, particularly, to the formation of audiodescripters interested in theatrical ac- cessibility.pt_BR
dc.contributor.emailcharlesrt2006@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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