Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Freitas Filho, José Fernando Marques de | - |
dc.contributor.author | Brasil, Andréia Melati | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-31T14:42:51Z | - |
dc.date.available | 2021-03-31T14:42:51Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-31 | - |
dc.date.submitted | 2020-10-26 | - |
dc.identifier.citation | BRASIL, Andréia Melati. Intermídias na sala de aula: ler, comunicar, criar, fazer. 2020. 115 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40404 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação situa-se no campo das abordagens teórico-metodológicas das práticas
docentes e tem como objetivo analisar e encorajar as práxis dos diálogos intermídias
envolvendo literatura, artes visuais e artes cênicas em ambientes de ensino-aprendizagem.
Além disso, buscamos apresentar uma abordagem teórico-prática, multiplicadora do fazer
para os professores de arte, sob as perspectivas da experiência de John Dewey, da criatividade
de Fayga Ostrower e da intermidialidade de Claus Clüver. As concepções desses autores
servirão como base para a pesquisa e análise das obras artísticas que elegemos e para a
atividade prática de caráter demonstrativo, apresentada a partir da mediação pedagógica, com
o objetivo de justificar o panorama teórico utilizado. Em seguida, associamos o campo da
leitura ao campo visual e teatral e buscamos apontar possibilidades poéticas e pedagógicas
no caminho da aproximação e da apropriação das linguagens. A partir de diferentes
modalidades de leitura, sob diferentes mídias, abordamos as características dos objetos
artísticos, suas definições e contextos estéticos. Para legitimar os diálogos entre as linguagens
artísticas, escolhemos como atividade demonstrativa a leitura do poema dramático Morte e
vida severina, de João Cabral de Melo Neto, sob diferentes suportes e mídias. Para a leitura
visual contextualizada, destacamos as pinturas da série Os retirantes de Candido Portinari,
como prática aglutinante dessas leituras, a produção dramática. Esta dissertação pensa a
transformação do imaginário de uma obra artística pela multiplicação de suas interpretações,
dessa maneira procuramos estudar as práticas artístico-pedagógicas que possibilitem o
diálogo com diferentes mídias na escola. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Intermídias na sala de aula : ler, comunicar, criar, fazer | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte e educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Linguagens artísticas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Intermídias | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation is located in the field of theoretical-methodological approaches to teaching
practices and aims to analyze and encourage the praxis of intermediality dialogues involving
literature, visual arts and performing arts in teaching-learning environments. In addition, we
seek to present a theoretical-practical approach, multiplier of doing for art teachers, from the
perspective of John Dewey's experience, Fayga Ostrower's creativity, and Claus Clüver's
intermidiality. The conceptions of these authors will serve as a basis for the research and
analysis of the artistic works that we have chosen and for the practical activity of a
demonstrative character, presented from the pedagogical mediation, in order to justify the
theoretical panorama used. Then, we associate the field of reading with the visual and
theatrical field and seek to point out poetic and pedagogical possibilities in the path of
approximation and appropriation of languages. From different modes of reading, under
different media, we approach the characteristics of artistic objects, their definitions and
aesthetic contexts. To legitimate the dialogues between artistic languages, we chose as a
demonstrative activity the reading of the dramatic poem Morte e vida severina, by João
Cabral de Melo Neto, under different supports and media. For contextualized visual reading,
we highlight the paintings in the series Os retirantes by Candido Portinari, as an agglutinating
practice of these readings, the dramatic production. This dissertation thinks about the
transformation of the imaginary of an artistic work by the multiplication of its interpretations,
in this way we try to study the artistic-pedagogical practices that make possible the dialogue
with different media in the school. | pt_BR |
dc.contributor.email | deiamelati@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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