http://repositorio.unb.br/handle/10482/40388
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Título: | Que pessoa do discurso devo/devemos/deve-se utilizar? : cadeias de referenciação em funcionamento no gênero resumo acadêmico |
Autor(es): | Pereira, Rodrigo Albuquerque |
Assunto: | Cadeias de referenciação Resumo acadêmico Pessoa do discurso Prática de textos na universidade Língua portuguesa |
Data de publicação: | 2020 |
Editora: | Facultad de Lenguas - Universidad de Nacional de Córdoba - Argentina |
Referência: | ALBUQUERQUE, Rodrigo. Que pessoa do discurso devo/devemos/deve-se utilizar?: cadeias de referenciação em funcionamento no gênero resumo acadêmico. In: MATIAS, Richard Brunel; CRISTOVÃO, Vera Lúcia; LOUSADA, Eliane Gouvêa. Géneros textuales/discursivos y enseñanza/aprendizaje de lenguas en múltiples contextos: X SIGET - Simpósio Internacional de Estudios sobre Géneros Textuales: géneros textuales/discursivos, prácticas de lenguaje y voces del sur en diálogo. Córdoba: Facultad de Lenguas - Universidad de Nacional de Córdoba - Argentina, 2020. p. 95-107. Disponível em: https://rdu.unc.edu.ar/handle/11086/16803. Acesso em: 29 mar. 2021. |
Resumo: | Com base nos estudos da referenciação, almejamos, inscritos em um paradigma sociocognitivo e sociointeracional, avaliar as razões que motivam a seleção da pessoa do discurso na produção de um resumo acadêmico por estudantes do curso de Letras da Universidade de Brasília. Constatamos, após a análise do corpus da pesquisa, o predomínio da terceira pessoa do discurso, em decorrência da necessidade de imparcialidade e confiabilidade do estudo. |
Resumen: | En base a este estado de estudios de referencia, nuestro objetivo, inscrito en un paradigma sociocognitivo y socio-interaccional, es evaluar las razones que motivan la selección de la persona del discurso en la producción de un resumen académico por parte de los estudiantes del curso de Letras de la Universidad de Brasilia. Encontramos, después de analizar el corpus de investigación, el predominio de la tercera persona en el discurso, debido a la necesidad de imparcialidad y fiabilidad del estudio. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) |
Licença: | (CC BY NC ND) - Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internacional. Fonte: https://rdu.unc.edu.ar/handle/11086/16803. Acesso em: 29 mar. 2021. |
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