Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Pereira, Rodrigo Albuquerque | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-29T18:34:06Z | - |
dc.date.available | 2021-03-29T18:34:06Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE, Rodrigo. Que pessoa do discurso devo/devemos/deve-se utilizar?: cadeias de referenciação em funcionamento no gênero resumo acadêmico. In: MATIAS, Richard Brunel; CRISTOVÃO, Vera Lúcia; LOUSADA, Eliane Gouvêa. Géneros textuales/discursivos y enseñanza/aprendizaje de lenguas en múltiples contextos: X SIGET - Simpósio Internacional de Estudios sobre Géneros Textuales: géneros textuales/discursivos, prácticas de lenguaje y voces del sur en diálogo. Córdoba: Facultad de Lenguas - Universidad de Nacional de Córdoba - Argentina, 2020. p. 95-107. Disponível em: https://rdu.unc.edu.ar/handle/11086/16803. Acesso em: 29 mar. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40388 | - |
dc.description.abstract | Com base nos estudos da referenciação, almejamos, inscritos em um paradigma sociocognitivo e sociointeracional, avaliar
as razões que motivam a seleção da pessoa do discurso na produção de um resumo acadêmico por estudantes do curso de
Letras da Universidade de Brasília. Constatamos, após a análise do corpus da pesquisa, o predomínio da terceira pessoa do
discurso, em decorrência da necessidade de imparcialidade e confiabilidade do estudo. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Facultad de Lenguas - Universidad de Nacional de Córdoba - Argentina | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Que pessoa do discurso devo/devemos/deve-se utilizar? : cadeias de referenciação em funcionamento no gênero resumo acadêmico | pt_BR |
dc.type | Trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cadeias de referenciação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Resumo acadêmico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoa do discurso | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prática de textos na universidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY NC ND) - Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internacional. Fonte: https://rdu.unc.edu.ar/handle/11086/16803. Acesso em: 29 mar. 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | En base a este estado de estudios de referencia, nuestro objetivo, inscrito en un paradigma sociocognitivo y socio-interaccional,
es evaluar las razones que motivan la selección de la persona del discurso en la producción de un resumen académico por
parte de los estudiantes del curso de Letras de la Universidad de Brasilia. Encontramos, después de analizar el corpus de
investigación, el predominio de la tercera persona en el discurso, debido a la necesidad de imparcialidad y fiabilidad del
estudio. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | - |
dc.description.unidade | Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) | - |
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