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dc.contributor.advisorCorrêa, Ana Laura dos Reis-
dc.contributor.authorGomes do Vale, Nara Andejara-
dc.date.accessioned2021-03-28T23:54:19Z-
dc.date.available2021-03-28T23:54:19Z-
dc.date.issued2021-03-28-
dc.date.submitted2020-11-27-
dc.identifier.citationVALE, Nara Andejara Gomes do. Angústia, de Graciliano Ramos: “Um realismo de corte naturalista”? 2020. 136 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40374-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2020.pt_BR
dc.description.abstractcrítica os escritos estéticos de György Lukács sobre o realismo enquanto modo de composição e os estudos críticos de Antonio Candido, entre outros, sobre esse romance de Graciliano Ramos. Parte da crítica literária nacional reconheceu na elaboração de Angústia traços que, no âmbito da discussão sobre realismo e, em especial, naquela desenvolvida por Lukács, poderiam ser entendidos como antirrealistas: por um lado, atuam na obra componentes subjetivistas e vanguardistas – concretizados pelo emprego do monólogo interior, pelas descrições expressionistas, pela narrativa fragmentada entre planos do passado e do presente, do real e da alucinação – e, por outro lado, há os elementos naturalistas, presentes na constituição do narrador-personagem Luís da Silva e sua “vida de sururu” – seu ponto de vista fatalista e determinista em relação à realidade e sua tendência à expressão animalizante de sua visão de mundo. O problema a ser enfrentado nesta dissertação diz respeito à forma como a representação realista pôde ser alcançada no romance a despeito, ou até mesmo por meio, da presença desses aspectos imediatamente dissonantes em relação ao realismo, particularmente aqueles característicos do método naturalista. Assim, o foco deste estudo está dirigido à estrutura do romance em questão e será constituído pela investigação sobre o narrador-personagem Luís da Silva e sobre a forma como as questões sociais e históricas são incorporadas tanto na trama quanto no fazer literário e no efeito produzido pela obra. Assim, ao longo de todo o processo desta análise, pretende-se responder o seguinte questionamento a que a obra nos levou: é mesmo possível que uma narrativa com elementos naturalistas resulte em uma composição realista?pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAngústia, de Graciliano Ramos : “Um realismo de corte naturalista”?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura brasileirapt_BR
dc.subject.keywordRealismo (Literatura)pt_BR
dc.subject.keywordNaturalismo (Literatura)pt_BR
dc.subject.keywordModernismo (Literatura)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation analyzes the novel Angústia (2011), based on the theoretical-critical basis of the aesthetic writings of György Lukács on realism as a form of composition and the critical studies by Antonio Candido, among others, on this Graciliano Ramos’s novel. Part of the national literary critic recognized in the elaboration of Angústia traits that, in the scope of the discussion about realism and, in particular, that developed by Lukács, could be understood as anti-realist: on the one hand, subjectivist and avant-garde components work in the work - concretized by employment the interior monologue, the expressionist descriptions, the fragmented narrative between plans of the past and the present, the real and the hallucination - and, on the other hand, there are the naturalistic elements, present in the constitution of the narrator-character Luís da Silva and his “vida de sururu”- his fatalistic and deterministic point of view in relation to reality and his tendency towards the animalizing expression of his worldview. The problem to be faced in this dissertation concerns the way in which the realistic representation could be achieved in the novel, despite, or even through, the presence of these aspects immediately dissonant in relation to realism, particularly those characteristic of the naturalistic method. Thus, the focus of this study is directed to the structure of the novel in question and will consist of research on the narrator-character Luís da Silva and on the way in which social and historical issues are incorporated into both the plot and the literary making and the effect produced for the work. Thus, throughout the process of this analysis, we intend to answer the following question that the work led us to: is it even possible that a narrative with naturalistic elements will result in a realistic composition?pt_BR
dc.contributor.emailngomesdoale@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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