Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Corrêa, Ana Laura dos Reis | - |
dc.contributor.author | Gomes do Vale, Nara Andejara | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-28T23:54:19Z | - |
dc.date.available | 2021-03-28T23:54:19Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-28 | - |
dc.date.submitted | 2020-11-27 | - |
dc.identifier.citation | VALE, Nara Andejara Gomes do. Angústia, de Graciliano Ramos: “Um realismo de corte naturalista”? 2020. 136 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40374 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | crítica os escritos estéticos de György Lukács sobre o realismo enquanto modo de composição
e os estudos críticos de Antonio Candido, entre outros, sobre esse romance de Graciliano
Ramos. Parte da crítica literária nacional reconheceu na elaboração de Angústia traços que, no
âmbito da discussão sobre realismo e, em especial, naquela desenvolvida por Lukács,
poderiam ser entendidos como antirrealistas: por um lado, atuam na obra componentes
subjetivistas e vanguardistas – concretizados pelo emprego do monólogo interior, pelas
descrições expressionistas, pela narrativa fragmentada entre planos do passado e do presente,
do real e da alucinação – e, por outro lado, há os elementos naturalistas, presentes na
constituição do narrador-personagem Luís da Silva e sua “vida de sururu” – seu ponto de vista
fatalista e determinista em relação à realidade e sua tendência à expressão animalizante de
sua visão de mundo. O problema a ser enfrentado nesta dissertação diz respeito à forma como
a representação realista pôde ser alcançada no romance a despeito, ou até mesmo por meio,
da presença desses aspectos imediatamente dissonantes em relação ao realismo,
particularmente aqueles característicos do método naturalista. Assim, o foco deste estudo está
dirigido à estrutura do romance em questão e será constituído pela investigação sobre o
narrador-personagem Luís da Silva e sobre a forma como as questões sociais e históricas são
incorporadas tanto na trama quanto no fazer literário e no efeito produzido pela obra. Assim, ao
longo de todo o processo desta análise, pretende-se responder o seguinte questionamento a
que a obra nos levou: é mesmo possível que uma narrativa com elementos naturalistas resulte
em uma composição realista? | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Angústia, de Graciliano Ramos : “Um realismo de corte naturalista”? | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura brasileira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Realismo (Literatura) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Naturalismo (Literatura) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Modernismo (Literatura) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation analyzes the novel Angústia (2011), based on the theoretical-critical basis of
the aesthetic writings of György Lukács on realism as a form of composition and the critical
studies by Antonio Candido, among others, on this Graciliano Ramos’s novel. Part of the
national literary critic recognized in the elaboration of Angústia traits that, in the scope of the
discussion about realism and, in particular, that developed by Lukács, could be understood as
anti-realist: on the one hand, subjectivist and avant-garde components work in the work -
concretized by employment the interior monologue, the expressionist descriptions, the
fragmented narrative between plans of the past and the present, the real and the hallucination -
and, on the other hand, there are the naturalistic elements, present in the constitution of the
narrator-character Luís da Silva and his “vida de sururu”- his fatalistic and deterministic point of
view in relation to reality and his tendency towards the animalizing expression of his worldview.
The problem to be faced in this dissertation concerns the way in which the realistic
representation could be achieved in the novel, despite, or even through, the presence of these
aspects immediately dissonant in relation to realism, particularly those characteristic of the
naturalistic method. Thus, the focus of this study is directed to the structure of the novel in
question and will consist of research on the narrator-character Luís da Silva and on the way in
which social and historical issues are incorporated into both the plot and the literary making and
the effect produced for the work. Thus, throughout the process of this analysis, we intend to answer the following question that the work led us to: is it even possible that a narrative with
naturalistic elements will result in a realistic composition? | pt_BR |
dc.contributor.email | ngomesdoale@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|