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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/40256
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2020_MarcoTúlioLustosadeAlencar.pdf10,75 MBAdobe PDFView/Open
Title: O corpo do animal como objeto na arte contemporânea : deslocamento, apropriação, exposição
Authors: Alencar, Marco Túlio Lustosa de
Orientador(es):: Castro, Vera Marisa Pugliese de
Assunto:: Animais - comportamento
Arte contemporânea
Deslocamento
Exposições
Issue Date: 18-Mar-2021
Citation: ALENCAR, Marco Túlio Lustosa de. O corpo do animal como objeto na arte contemporânea: deslocamento, apropriação, exposição. 2020. 172 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Abstract: O presente trabalho investiga as implicações para a arte contemporânea decorrentes da presença do corpo (ou de partes) do animal – apresentado sob a forma do que denominamos animal-objeto – apropriado pelos artistas da mesma maneira que as coisas em geral. O deslocamento dos animais do ambiente natural para o mundo (artificial) da arte, dada a intrínseca capacidade de gerar e causar controvérsias, ativa uma série de questões, inclusive, de ordem ética. E, ao serem exibidos, em instituições certificadas pelo sistema da arte, animais tornam-se efetivamente obras de arte. A partir desses três eixos – deslocamento, apropriação e exposição, a dissertação discute se o corpo do animal, nessa nova condição, distingue-se ou não dos demais artefatos tornados objetos de arte.
Abstract: The present work investigates the implications for contemporary art arising from the presence of the entire body or animal parts – presented in the form of what we call animal- object – appropriated by artists in the same way as things, in general. The displacement of animals from the natural environment to the (artificial) world of art, given by the intrinsic capacity to generate and cause controversies, activates a series of questions, including ethic issues. When exhibited, in institutions certified by the art system, animals effectively become works of art. Based on these three axes – displacement, appropriation and exhibition, it discusses whether the animal body, in this new condition, distinguishes itself from other real objects became objects of art.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)
Description: Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2020.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
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