http://repositorio.unb.br/handle/10482/40230
File | Description | Size | Format | |
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2020_NayaraDonelliPellizzon.pdf | 4,6 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Método para a definição dos limites de tolerância de peso de veículos com foco no uso de sistemas de pesagem em alta velocidade |
Other Titles: | Method for defining the weight accuracy limits of vehicles with focus on the use of high-speed weighing systems |
Authors: | Pellizzon, Nayara Donelli |
metadata.dc.contributor.email: | nayara_donelli@hotmail.com nayara.pellizzon@dnit.gov.br |
Orientador(es):: | Silva, Alan Ricardo da |
Coorientador(es):: | Otto, Gustavo Garcia |
Assunto:: | Pesagem em movimento Veículos com sobrecarga Método estatístico de experimentação Veículos comerciais |
Issue Date: | 12-Mar-2021 |
Data de defesa:: | 28-Oct-2020 |
Citation: | PELLIZZON, Nayara Donelli. Método para a definição dos limites de tolerância de peso de veículos com foco no uso de sistemas de pesagem em alta velocidade. 2020. 173 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Abstract: | Veículos com sobrecarga representam ameaças às operações do transporte rodoviário, acarretando riscos crescentes aos cidadãos e à economia de um país. A fiscalização de veículos comerciais pesados é reconhecida como um mecanismo capaz de coibir os atos infracionais relacionadas aos excessos de carga transportados. Dentre as diversas tecnologias existentes, voltadas à pesagem de veículos, os sistemas de pesagem em alta velocidade (HS-WIM) apresentam vantagens capazes de ampliar os níveis de eficiência, eficácia e efetividade requeridos por órgãos e entidades competentes, quando do desenvolvimento de atos de fiscalização. Entretanto, questões relativas à certificação de tais sistemas, pelas entidades metrológicas, configuram-se como um dos principais entraves à sua implementação. Nesse sentido, diante das hipóteses estabelecidas, o objetivo deste trabalho consistiu em propor um método para definir os limites de tolerância de peso de veículos comerciais pesados a partir do uso de métodos estatísticos de experimentação. A partir da aplicação do método, para o qual foram considerados três veículos, com até três grupos de eixos, identificaram-se os limites de tolerância máximos, mínimos e máximos absolutos relativos às medidas de PBT (Peso Bruto Total) e peso por grupos de eixos. Os limites máximos absolutos identificados foram: 13% (PBT), 20% (grupo de eixos 1), 20% (grupo de eixos 2) e 17% (grupo de eixos 3). Os testes t de Student e de Wilcoxon foram aplicados para se avaliar a situação de precisão dos três sistemas empregados quanto à estimativa das medidas de peso, a fim de verificar a adequabilidade dos limites de tolerância obtidos. Identificou-se que nenhum deles se encontrava absolutamente preciso, apontando por possíveis disfunções relacionadas aos erros intrínsecos e/ou devido a fatores externos. Os testes ANOVA e Kruskal-Wallis foram aplicados para avaliar a influência de diferentes parâmetros na estimativa das medidas de peso pelos sistemas HS-WIM. Identificou-se que devem ser observadas as configurações veiculares, em associação às variações de velocidade, bem como a adequabilidade geométrica e de desempenho das estruturas de pavimentos. Identificou-se, por fim, que as variações de temperatura devem ser observadas, a depender do tipo de estrutura de pavimento a ser utilizada para a composição do sistema HS-WIM. |
Abstract: | Overloaded vehicles pose threats to road transportation operations, increasing risks to citizens and to the country’s economy. Heavy goods vehicles enforcement is recognized as a mechanism capable to restrain infringement acts related to overload. Among the various existing technologies, aimed at weighing vehicles, high-speed weighing systems (HS-WIM) have advantages capable of increasing the efficiency, efficacy and effectiveness levels required by competent entities, when developing enforcement acts. However, issues related to the certification of such systems, by metrological entities, are configured as one of the main obstacles to their implementation. In this sense, in view of the established hypotheses, the objective of this work was to propose a method to define weight accuracy limits of heavy goods vehicles, based on the use of statistical experimental methods. From the application of the method, where three vehicles were considered, with up to three axes groups, the maximum, minimum and absolute maximum weight accuracy limits related to GVW (Gross Vehicle Weight) and weight measurements by axle groups were identified. The absolute maximum limits were: 13% (GVW), 20% (axis group 1), 20% (axis group 2) and 17% (axis group 3). Student’s t and Wilcoxon tests were applied to assess the accuracy of the three systems used in estimating weight measurements and to verify the adequacy of the accuracy limits obtained. It was identified that none of them were absolutely accurate, showing possible miscalibration related to intrinsic errors and/or due to external factors. ANOVA and Kruskal-Wallis tests were applied to assess the influence of different parameters on the estimation of weight measurements by HS-WIM systems. It was identified that the vehicles configurations must be observed, in association with the speed variations, as well as the geometric suitability and performance of the pavement’s structures, because it was found significant differences between them. Finally, it was identified that temperature variations should also be considered, depending on the type of pavement structure to be used for the composition of the HS- WIM systems. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Transportes |
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