http://repositorio.unb.br/handle/10482/40224
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_PedroHenriqueFerreiradaSilva.pdf | 1,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | O fazer cênico no centro de ensino especial : possibilidades de criação com os jogos dramáticos e com os jogos teatrais |
Autor(es): | Silva, Pedro Henrique Ferreira da |
Orientador(es): | Ribeiro, José Mauro Barbosa |
Assunto: | Teatro escolar Educação especial Processo criativo Teatro - estudo e ensino Pessoas com deficiência intelectual |
Data de publicação: | 12-Mar-2021 |
Data de defesa: | 2-Out-2020 |
Referência: | SILVA, Pedro Henrique Ferreira da. O fazer cênico no centro de ensino especial: possibilidades de criação com os jogos dramáticos e com os jogos teatrais. 2020. 86 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | A presente pesquisa é uma análise de três anos de experimentações com a linguagem cênica, junto com alunos deficientes intelectuais das Oficinas Pedagógicas do Centro de Ensino Especial 01 do Gama. Buscou-se identificar o impacto do ensino de teatro na educação especial, com experimentação de jogos dramáticos, jogos teatrais, contações de histórias e a criação de montagens cênicas com alunos matriculados na Unidade de Ensino (UE), utilizando autores como Peter Slade, Augusto Boal e Viola Spolin para a execução de tais ações. A importância da criação de narrativas, dos exercícios de memória e imaginação no fazer cênico foram exploradas. Entrevistas realizadas com os professores e demais envolvidos no processo pedagógico apontam possibilidades às questões centrais da pesquisa, como autonomia, cooperação e colaboração no processo de criação cênica. |
Abstract: | The presented research is an analysis of three years of experiments using the scenic language, along with intellectually disabled students from the Pedagogical Workshops of the Special Education Center 01 from Gama. It was aimed to identify the impact of theater education on special education, with drama game experimentations, theatrical games, storytelling and the creation of scenic montages with students enrolled in the Teaching Unit (Unidade de Ensino - UE), using authors such as Peter Slade, Augusto Boal and Viola Spolin for the execution of the respective actions. The importance of creation narratives, memory and imagination exercises in the act have been explored. Interviews conducted with teachers and others in charge in the pedagogical process indicate possibilities to the central research questions, such as autonomy, cooperation and collaboration in the scenic creation process. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Artes (IdA) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.