Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/40224
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_PedroHenriqueFerreiradaSilva.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, José Mauro Barbosa-
dc.contributor.authorSilva, Pedro Henrique Ferreira da-
dc.date.accessioned2021-03-12T14:04:41Z-
dc.date.available2021-03-12T14:04:41Z-
dc.date.issued2021-03-12-
dc.date.submitted2020-10-02-
dc.identifier.citationSILVA, Pedro Henrique Ferreira da. O fazer cênico no centro de ensino especial: possibilidades de criação com os jogos dramáticos e com os jogos teatrais. 2020. 86 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40224-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa é uma análise de três anos de experimentações com a linguagem cênica, junto com alunos deficientes intelectuais das Oficinas Pedagógicas do Centro de Ensino Especial 01 do Gama. Buscou-se identificar o impacto do ensino de teatro na educação especial, com experimentação de jogos dramáticos, jogos teatrais, contações de histórias e a criação de montagens cênicas com alunos matriculados na Unidade de Ensino (UE), utilizando autores como Peter Slade, Augusto Boal e Viola Spolin para a execução de tais ações. A importância da criação de narrativas, dos exercícios de memória e imaginação no fazer cênico foram exploradas. Entrevistas realizadas com os professores e demais envolvidos no processo pedagógico apontam possibilidades às questões centrais da pesquisa, como autonomia, cooperação e colaboração no processo de criação cênica.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO fazer cênico no centro de ensino especial : possibilidades de criação com os jogos dramáticos e com os jogos teatraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTeatro escolarpt_BR
dc.subject.keywordEducação especialpt_BR
dc.subject.keywordProcesso criativopt_BR
dc.subject.keywordTeatro - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordPessoas com deficiência intelectualpt_BR
dc.description.abstract1The presented research is an analysis of three years of experiments using the scenic language, along with intellectually disabled students from the Pedagogical Workshops of the Special Education Center 01 from Gama. It was aimed to identify the impact of theater education on special education, with drama game experimentations, theatrical games, storytelling and the creation of scenic montages with students enrolled in the Teaching Unit (Unidade de Ensino - UE), using authors such as Peter Slade, Augusto Boal and Viola Spolin for the execution of the respective actions. The importance of creation narratives, memory and imagination exercises in the act have been explored. Interviews conducted with teachers and others in charge in the pedagogical process indicate possibilities to the central research questions, such as autonomy, cooperation and collaboration in the scenic creation process.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.