Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/40210
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2020_MônicaFerreiraGaspardeOliveira.pdf2,65 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Processos composicionais de espetáculos com grupos misto-colaborativos
Auteur(s): Oliveira, Mônica Ferreira Gaspar de
Orientador(es):: Curi, Alice Stefânia
Coorientador(es):: Silva, Lidia Olinto do Valle
Assunto:: Teatro
Dança
Pessoas com deficiência
Acessibilidade
Direção cênica
Date de publication: 11-mar-2021
Référence bibliographique: OLIVEIRA, Mônica Ferreira Gaspar de. Processos composicionais de espetáculos com grupos misto-colaborativos. 2020. 189 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Résumé: Esta pesquisa pretende mapear e analisar processos composicionais e aspectos relativos à direção cênica em dois espetáculos cujo elenco é composto por pessoas com e sem deficiência. Os espetáculos são: O Improvável amor de Luh Malagueta e MC limonada, dirigido por esta pesquisadora e apresentado em Brasília entre 2016 e 2019 e Amplexos (2019), realizado pelo Projeto PÉS, dirigido por Rafael Tursi. As principais análises contemplam: a composição dos espetáculos, a direção cênica, a construção coletiva e colaborativa dos processos, em suas dimensões estética, teatral e pedagógica. A dissertação apresenta, também, o resultado da busca realizada, prioritariamente, no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, sobre as pesquisas que relacionam artes cênicas e deficiência no Brasil e no exterior nos últimos cinco anos (2015-2020) e exibe um levantamento, realizado virtualmente, de grupos e artistas brasileiros que contemplam em seus elencos pessoas com deficiência.
Abstract: This research aims to map and to analyze processes and compositional and aspects of scenic direction in two shows whose cast is made up of people with and without disabilities. The shows are: a) The Improbable Love of Luh Malagueta and MC lemonade, directed by this researcher and presented in Brasília, between 2016 and 2019; b) “Hugs”/ Amplexos (2019), carried out by Projeto PÉS, directed by Rafael Tursi. The main analyzes include the composition of the shows, the scenic direction, the collective and collaborative construction of the processes, in their aesthetic, theatrical and pedagogical dimensions. This thesis also presents the result of the search carried out, primarily, in the database of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel – Capes, on research relating scenic arts and disability in Brazil and abroad in the last five years (2015-2020), and displays a survey, carried out virtually, of Brazilian groups and artists that include people with disabilities in their casts.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)
Description: Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2020.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/40210/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.