http://repositorio.unb.br/handle/10482/40198
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2020_AndreaMaraRibeirodaSilvaVieira.pdf | 4,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Natureza da ciência e a educação científica : compreendendo a dimensão histórica e o papel da historicidade |
Autor : | Vieira, Andrea Mara Ribeiro da Silva |
Orientador(es):: | Laranjeiras, Cássio Costa |
Assunto:: | Educação científica Natureza da ciência História da ciência Historicidade da ciência |
Fecha de publicación : | 9-mar-2021 |
Data de defesa:: | 29-sep-2020 |
Citación : | VIEIRA, Andrea Mara Ribeiro da Silva. Natureza da ciência e a educação científica: compreendendo a dimensão histórica e o papel da historicidade. 2020. 316 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumen : | Especialistas da área do Ensino de Ciências apontam diversos caminhos para promover a motivação dos alunos quanto ao aprendizado de ciências e contribuir para uma educação científica passível de melhor compreensão, mais humanizada, inclusiva e democrática. Como solução para essa espécie de “apartheid científico” destaca-se dois caminhos: o primeiro, é que professores e alunos se dediquem a compreensão da Natureza da Ciência, inclusive, para que seja possível promover a mudança da “imagem de ciência” dominante que se apresenta como dogmática, cientificista e negacionista da ontologia; o segundo, é a defesa da história da ciência (ao lado da filosofia da ciência) como metodologia ou ferramenta pedagógica para o Ensino de Ciências e também para a compreensão da Natureza da Ciência. Compreender a Natureza da Ciência é fundamental, mas o ponto é: a história da ciência utilizada como ferramenta didático-pedagógica contempla a busca por uma adequada compreensão da Natureza da Ciência e modifica a “imagem de ciência” dominante? Conclui-se que não. As pesquisas da área de Ensino de Ciências não enfrentam discussões teórico-conceituais do campo científico da história em diálogo com a história da ciência, cujos tensionamentos são essenciais para entender o papel da história. Com isso, percorrer as veredas do campo da história provocou o deslocamento do seu uso então situado no campo pedagógico, para o campo da “epistemologia histórico-ontológica” marcada pela historicidade, na qual a história se apresenta como “constitutiva” da ciência, ou seja, é a ela imanente e não apenas adicional ou acessória. Essa análise desvelou um elevado grau de complexidade que culminou em novas aberturas tornando-se essencial o desenvolvimento de novo aparato conceitual como: “dimensão histórica da ciência”, “historicidade da ciência” e “complexo multidimensional da ciência” que possibilitaram a compreensão da Natureza da Ciência e a transformação da “imagem-concepção de ciências” com novos direcionamentos para a Educação científica. Neste percurso, demarcar conceitualmente a história surge como pressuposto para compreensão da complexidade da “dimensão histórica da ciência” e o papel da “historicidade da ciência” para a Educação científica de modo a torná-la mais inclusiva, democrática, dinâmica e humanizada, visto que mais próxima da vivência dos estudantes, inclusive, abrindo caminhos para discussões acerca de uma compreensão da ciência enquanto cultura. |
Abstract: | Experts in the area of Science Education point out several ways to promote students motivation regarding science learning and contribute to a scientific education that can be better understood, more humanized, inclusive and democratic. As a solution to this kind of “scientific apartheid”, they point out two paths: the first, is that teachers and students dedicate themselves to understanding the Nature of Science, including, so that it is possible to promote the change of the dominant “image of science” that it presents itself as dogmatic, of scientism and denialist of ontology; the second, is the defense of the history of science (alongside the philosophy of science) as a pedagogical methodology for Science Teaching and also for understanding the Nature of Science. Understanding the Nature of Science is fundamental, but the point is: Does the history of science used as a didactic-pedagogical tool contemplate the search for an adequate understanding of the Nature of Science and modify the dominant “image of science”? It is concluded that it is not. Research in the area of Science Education does not face theoretical-conceptual discussions in the scientific field of history in dialogue with the history of science, whose tensions are essential to understand the role of history. With that, walking the paths of the field of history caused the shift of its use then located in the pedagogical field, to the field of “historical-ontological epistemology” marked by historicity, in which history presents itself as “constitutive” of science, or that is, it is immanent and not just additional or accessory. This analysis revealed a high degree of complexity that culminated in new openings, making it essential to develop a new conceptual apparatus such as: “historical dimension of science”, “historicity of science” and “multidimensional science complex” that made it possible to understand the Nature of Science and the transformation of the “science image-conception” with new directions for Science Education. Along this path, conceptually demarcating history emerges as a prerequisite for understanding the complexity of the “historical dimension of science” and the role of “historicity of science” for Science Education in order to make it more inclusive, democratic, dynamic and humanized, given which is closer to the students experience, opening paths for discussions about an understanding of science as culture. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Descripción : | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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