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Título: Ensino de síntese de proteínas com uso de infográficos baseados na teoria cognitiva da aprendizagem multimídia (TCAM) : material didático para o professor de ensino médio e suas bases de apoio
Autor(es): Silva, Virgínia Teodoro da
Orientador(es): Menezes, João Paulo Cunha de
Assunto: Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia
Processo de ensino - aprendizagem
Biologia - estudo e ensino
Material didático - ciência
Data de publicação: 6-Mar-2021
Referência: SILVA, Virgínia Teodoro da. Ensino de síntese de proteínas com uso de infográficos baseados na teoria cognitiva da aprendizagem multimídia (TCAM): material didático para o professor de ensino médio e suas bases de apoio. 2020. 160 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O ensino e a aprendizagem exigem inovações constantes e os recursos e modalidades didáticas assumem um papel significativo no Ensino de Biologia; em especial a Biologia Molecular, que trabalha com conceitos e processos que escapam à percepção sensorial dos estudantes, resultando em complexidade para a aprendizagem. A presente pesquisa objetivou-se a elaboração e aplicação, em sala de aula, de infográficos digitais e dinâmicos para os processos de ensino e aprendizagem da etapa de tradução gênica “síntese de proteína”, baseados nos princípios da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM). Ainda, foi realizada a análise da potencialidade deste material educacional, para os processos de ensino e aprendizagem, nas perspectivas dos estudantes de 3o ano do Ensino Médio da Escola Doutor Virgílio de Melo Franco. Visando auxiliar o estudo foram analisadas as imagens de síntese de proteína dos livros didáticos para aporte na elaboração dos infográficos. A natureza da pesquisa foi qualitativa e utilizou-se de questionário e entrevista como instrumentos de coleta de dados. A proposta foi desenvolvida em quatro etapas sendo: análise de imagens de livros didáticos, a elaboração dos infográficos, de uma sequência didática para tradução e aplicação da sequência didática esta última etapa consistiu na experimentação dos infográficos em sala de aula com os discentes. A partir da aplicação da TCAM, foi observado que as imagens dos livros didáticos apresentaram desvios nos princípios de Contiguidade Espacial, Coerências e Sinalização, sendo esse último, o de maior representatividade. Foi constatado também que a maioria das imagens possui nitidez e usam legendas sintéticas, porém algumas apresentam equívocos conceituais. Quanto às infografias, os resultados mostraram que elas contribuíram significativamente para a compreensão e diminuição da abstração do tema e foram esteticamente atrativas, dinâmicas e claras e concisas na transmissão do conteúdo. Conclui-se que a aplicabilidade dos infográficos na sequência didática é uma proposta interessante e promissora que vislumbra a aprendizagem de multimídia no contexto da educação básica, levando em consideração os aspectos cognitivos dos estudantes ao utilizarem os princípios da TCAM.
Abstract: Teaching and learning require constant innovation and didactic resources and modalities play a significant role in Biology Teaching; in particular, Molecular Biology, which works with concepts and processes that escape the sensory perception of students, resulting in complexity for learning. The present research aimed to elaborate and apply, in the classroom, digital and dynamic infographics for the teaching and learning processes of the gene translation stage “protein synthesis”, based on the principles of Cognitive Theory of Multimedia Learning (CTML). Also, the potentiality of this educational material, for the teaching and learning process, was analyzed from the perspectives of the third-year students of the Escola Doutor Virgílio de Melo Franco. In order to assist the study, the protein synthesis images of the textbooks were analyzed to contribute to the development of infographics. The nature of the research was qualitative and a questionnaire and interview were used as data collection instruments. The proposal was developed in four stages: analysis of textbook images, the development of infographics, a didactic sequence for translation and application of the didactic sequence. This last stage consisted of experimenting with infographics in the classroom with the students. From the application of CTML, it was observed that the textbook images showed deviations in the principles of Spatial Contiguity, Coherence and Signaling, the latter being the most representative. It was also found that most of the images are sharp and use synthetic captions, but some have conceptual mistakes. As for infographics, the results showed that they contributed significantly to the understanding and reduction of the abstraction of the theme and were aesthetically attractive, dynamic and clear and concise in the transmission of the content. It is concluded that the applicability of infographics in the didactic sequence is an interesting and promising proposal that envisions learning multimedia in the context of basic education, taking into account the cognitive aspects of students when using the principles of CTML.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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