http://repositorio.unb.br/handle/10482/40141
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_HipáciaMiriamFontesRehem.pdf | 11,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Cerrado, juventude e as mídias : subsídios para ações pedagógicas no ensino médio em uma perspectiva crítica e transformadora |
Autor : | Rehem, Hipácia Miriam Fontes |
Orientador(es):: | Bizerril, Marcelo Ximenes Aguiar |
Assunto:: | Cerrados Ensino médio Educação ambiental Pensamento crítico |
Fecha de publicación : | 25-feb-2021 |
Data de defesa:: | 18-sep-2020 |
Citación : | REHEM, Hipácia Miriam Fontes. Cerrado, juventude e as mídias: subsídios para ações pedagógicas no ensino médio em uma perspectiva crítica e transformadora. 2020. 246 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumen : | O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro e, apesar de ser considerado a savana mais rica em espécies do mundo, vem sofrendo com altas taxas de desmatamento. A imagem de ambiente seco e pobre ainda predomina, colaborando para desvalorização do Cerrado nativo. Para melhoria desse cenário, é preciso ampliar o nível de conhecimento e afetividade em relação ao bioma. Nota-se que as pautas ambientais têm encontrado o seu espaço nas mídias, e as potencialidades comunicacionais do mundo contemporâneo trazem novas perspectivas educativas para um processo de aproximação com o bioma. Em consonância, a escola pode exercer relevante papel nesse processo criando situações pedagógicas que oportunizem uma vivência mais expressiva com o Cerrado. Na atualidade, o público juvenil constitui um segmento importante para investigações relacionadas aos meios de comunicação, considerando a extensão do seu envolvimento com o universo midiático e a amplitude dos seus espaços virtuais de convivência e sociabilidade. Para compreender como seria a melhor forma de realizar uma articulação propositiva entre o que esses meios têm a oferecer e o que se deseja em uma perspectiva crítica e transformadora de ensino para o Cerrado, procedeu-se três etapas investigativas integrando metodologias quantitativas e qualitativas. As averiguações iniciais ocorreram em escolas públicas do Distrito Federal, envolvendo 749 estudantes do ensino médio que manifestaram as suas impressões em relação ao Cerrado a partir de questionários semiestruturados e redações. De uma maneira geral, as opiniões negativas, simplistas e ingênuas sobre o tema prevaleceram. Paralelamente, foi realizado um levantamento sobre perfil de consumo das mídias dos discentes, suas fontes informacionais, os hábitos sociais, as preferências digitais, bem como os seus processos de interação. Guiados neste momento pela abordagem qualitativa, tentou-se avaliar as mensagens veiculadas pelos meios massivos de comunicação a respeito das questões relativas ao Cerrado brasileiro e suas possíveis influências nas percepções ambientais informadas pelos estudantes. Para cumprir esse objetivo, a terceira etapa da investigação foi estruturada a partir da análise de conteúdo das transcrições dos programas Globo Repórter e Expedições destinados à tematização do Cerrado. A escolha das atrações televisivas que fariam parte do corpus investigativo foi orientada em conformidade com os apontamentos oferecidos pelos estudantes. Avaliou-se dimensões conceituais, valorativas e atitudinais inerentes às realidades socioambientais retratadas pelos produtos culturais analisados. O pensamento freireano sobre o processo de conscientização norteou as reflexões empreendidas durante as análises. Com este direcionamento, os resultados demonstraram que apesar de algumas fontes midiáticas serem limitadas nas suas representações relativas ao bioma, um bom exercício de criticidade na leitura dos fatos, e mensagens veiculadas, pode redirecionar a linha interpretativa do receptor, ampliando as possibilidades para o engajamento e a sensibilização para a conservação do Cerrado. Alguns aspectos foram elencados para uma melhor abordagem sobre as questões ambientais, sociais, econômicas e culturais relativas ao Cerrado brasileiro. Observa-se que a variedade de opções midiáticas atualmente disponíveis pode atuar de forma favorável em apoio aos educadores. A partir de uma extensa incursão pelos diversos produtos da mídia disponibilizados por diferentes segmentos envolvidos com as questões relativas ao bioma, pôde-se averiguar que há opções muito atrativas e apropriadas para finalidades educacionais. |
Abstract: | Cerrado is the second largest Brazilian biome. Despite of being, considered the savanna with richest species in the world, it has suffered from high rates of deforestation. The image of a dry and poor environment still prevails, contributing to the devaluation of the native Cerrado. To improve this scenario it’s necessary to increase the level of knowledge and affection in relation to the biome. It is clear that environmental guidelines have found their place in the media, and the communicational potential of the contemporary world brings new educational perspectives to a process of approaching the biome. The school can play a relevant role in this process, creating pedagogical situations that allow for a more expressive experience with Cerrado. Currently, the young audience is an important segment for investigations related to the media, considering the extent of their involvement with the media and the breadth of their virtual spaces of coexistence and sociability. In order to understand how the best way to carry out a propositional articulation between, what these means have to offer and what is desired in a critical and transformative teaching perspective for the Cerrado would be, three investigative steps were carried out, integrating quantitatively and qualitatively methodologies. The initial investigations took place in public schools in the Federal District, involving 749 high school students who expressed their impressions of the Cerrado from semi-structured questionnaires and newsrooms. In general, negative, simplistic and naive opinions on the subject prevailed. At the same time, a survey was conducted on the consumption profile of the students' media, their information sources, social habits, digital preferences, as well as their interaction processes. Guided at this time by the qualitative approach, an attempt was made to evaluate the messages conveyed by the mass media about issues related to the Brazilian Cerrado and its possible influences on the environmental perceptions reported by the students. To fulfill this objective, the third stage of the investigation was structured based on the content analysis of the transcripts of “Globo Repórter” and and “Expedições” programs destined to the theme of Cerrado. The choice of television attractions should be part of the investigative corpus that was guided in accordance with the notes offered by the students. Conceptual, evaluative and attitudinal dimensions inherent to the socio-environmental realities portrayed by the analyzed cultural products were evaluated. Freire's thinking about the awareness process guided the reflections undertaken during the analyzes. With this direction, the results showed that although some media sources are limited in their representations related to the biome, a good exercise of criticality in the reading of the facts, and transmitted messages can redirect the interpretive line of the receiver, expanding the possibilities for engagement and raising awareness of the conservation of the Brazilian Cerrado. Some aspects were listed for a better approach on environmental, social, economic and cultural issues related to the Brazilian Cerrado. It is observed that the variety of media options currently available can act favorably in support of educators. From an extensive foray into the various media products made available by different segments involved with issues related to the biome, it was possible to ascertain that there are very attractive and appropriate options for educational purposes. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Química (IQ) |
Descripción : | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2020. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.