Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/40139
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_VâniaMárciaSilvérioPerfeito.pdf1,92 MBAdobe PDFView/Open
Title: Entre os saberes a ensinar e o efetivamente ensinado : um estudo acerca da análise, escolha e uso do livro didático de alfabetização
Authors: Perfeito, Vânia Márcia Silvério
Orientador(es):: Mendes, Solange Alves de Oliveira
Assunto:: Livros didáticos
Alfabetização
Letramento
Issue Date: 25-Feb-2021
Citation: PERFEITO, Vânia Márcia Silvério. Entre os saberes a ensinar e o efetivamente ensinado: um estudo acerca da análise, escolha e uso do livro didático de alfabetização. 2020. 252 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Abstract: Este estudo analisou o manual didático Ápis do 3o ano de língua portuguesa, edição 2017, o processo de escolha desse suporte, e o uso que uma professora do último ano do Bloco Inicial de Alfabetização de uma escola pertencente à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal fez desse recurso adotado e aprovado pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD). O escopo teórico integra reflexões das teorias da transposição didática (CHEVALLARD, 2013; 2005; Chervel, 1990), ao estudar a história das disciplinas escolares e da fabricação do cotidiano (CERTEAU, 2014). Nos campos da alfabetização e do letramento, ancorou-se em contribuições teóricas de autores, tais como: Chartier (2010; 2009; 2007; 2006; 2005; 2000; 1998; 1996); Morais (2019; 2012; 2009; 2007; 2002; 1986); Morais e Albuquerque (2008; 2004); Mortatti (2004; 2000); Silva (2012; 2010; 2008; 2003; 2002); Soares (2016; 2010; 2008; 2003a; 2003b; 2002; 1998; 1989) entre outros, bem como reflexões acerca de documentos de base legal, a exemplo do guia do PNLD de língua portuguesa (BRASIL, 2018). O mapeamento dos estudos com foco na análise, escolha e uso do livro didático em nosso país, com recorte temporal 2000-2019, asseverou uma prevalência da análise documental em detrimento dos processos de escolha e uso. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, de tipo etnográfico, conforme atesta André (2008; 1995). Como técnicas de investigação, foram empregadas a análise documental do livro didático utilizado na turma acompanhada, no ano de 2019, focando os eixos de ensino de língua portuguesa e seu repertório textual; entrevistas semiestruturadas, sendo uma realizada no primeiro semestre de 2019, sobre o processo e os critérios elencados por duas professoras do 3o ano na escolha da coleção didática para o período de 2019-2022. A outra entrevista foi conduzida no segundo semestre do mesmo ano com uma das docentes, e teve como foco o uso do livro didático de língua portuguesa eleito. Nessa mesma turma foram realizadas 12 observações participantes, totalizando 25 horas. Para o tratamento dos dados, adotou-se a análise de conteúdo temática de Bardin (2016) e Franco (2008). No concernente à análise do manual didático, foi possível apreender maior investimento nos eixos de compreensão textual e análise linguística/gramática, ao compararmos com a leitura de textos. Abismo maior ocorreu em relação à produção textual, bem como à oralidade, cuja frequência foi baixa. Em relação ao processo de escolha da coleção, o estudo revelou esforços empreendidos no interior da escola, porém, não suficientes quanto à planificação (consultas aos documentos de apoio, livros didáticos), ao aspecto temporal, bem como ao protagonismo da classe docente. Por fim, no que se refere ao uso do livro didático, o estudo atestou uma prática sistemática, alinhada à proposta do material quanto ao ensino dos eixos de língua portuguesa, com espaço para fabricações singulares ancoradas na expertise profissional da docente. Sublinha-se uma vinculação do trabalho de letramento com os conhecimentos linguísticos, especialmente com foco na gramática.
Abstract: This study analyzed the Ápis didactic manual of the 3rd grade of Portuguese language, 2017 edition, the choosing process of this support, and the use that a teacher of the last year of the Initial Literacy Block of a school that belongs to the State Department of Education of the Federal District made of this resource adopted and approved by the Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD). Theoretical scope integrates reflections from didactic transposition theories (CHEVALLARD, 2013; 2005; CHERVEL, 1990) when studying the history of school subjects, and the practice of everyday life (CERTEAU, 2014). In the literacy fields, it was anchored in theoretical contributions of some authors, such as: Chartier (2010; 2009; 2007; 2006; 2005; 2000; 1998; 1996); Morais (2019; 2012; 2009; 2007; 2002; 1986); Morais and Albuquerque (2008; 2004); Mortatti (2004; 2000); Silva (2012; 2010; 2008; 2003; 2002); Soares (2016; 2010; 2008; 2003a; 2003b; 2002; 1998; 1989) among others, as well as reflections on legally based documents, like the Portuguese-language PNLD guide (BRASIL, 2018). Mapping of studies focusing on the analysis, choice and use of textbooks in Brazil with a 2000-2019-time frame asserted a prevalence of documentary analysis at the expense of the choice and use processes. It is a ethnographic type qualitative study as evidenced by André (2008; 1995). As investigative techniques, documentary analysis of the textbook used in the accompanied class in 2019 was performed, focusing on the axes of Portuguese language teaching and its textual repertoire; semi- structured interviews, one of them conducted in the 2019 first semester, about the process and criteria listed by two teachers of the 3rd grade on choosing the didactic collection for 2019-2022 period. Another interview was conducted in the same year second half with one of the teachers and focused on the use of the chosen Portuguese language textbook. In this same class, observations of 12 participant were carried out, totaling 25 hours. For data treatment the thematic content analysis described by Bardin (2016) and Franco (2008) was adopted. The analysis of the didactic manual made possible to apprehend greater investment in the axes of textual comprehension and linguistic/grammar analysis, when comparing with the reading texts. A greater gulf occurred regarding textual production, as well as orality, whose frequency was low. Regarding the collection selection process, the study revealed efforts made within the school but not enough in planning terms (consultations to the supporting documents, textbooks), temporal aspect, as well as the teaching class as protagonist. Finally, regarding to the use of the textbook, the study attested a systematic practice aligned with the proposal of the material regarding teaching of the axes of the Portuguese language, with space for singular practices anchored in the teacher professional expertise. The link between literacy work and linguistic knowledge is underlined, especially with a focus on grammar.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/40139/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.