Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Sousa, Rosineide Magalhães de | - |
dc.contributor.author | Silva, Marta Divina Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-09T02:20:38Z | - |
dc.date.available | 2021-02-09T02:20:38Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-08 | - |
dc.date.submitted | 2020-06-01 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Marta Divina Pereira da. A diversidade linguística e os letramentos múltiplos de produções escritas na escola no/do campo. 2020. 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40044 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa está vinculada ao grupo de Pesquisa SOLEDUCSociolinguística, Letramentos Múltiplos e Educação, coordenado pela
Professora Doutora Rosineide Magalhães de Sousa da Universidade de
Brasília. Apresenta um estudo sobre textos escritos de estudantes do sétimo
ano de uma escola no/do campo e como podemos observar fatores
socioculturais de seus produtores. Nesses textos estão impressas múltiplas
expressões e marcas linguísticas que identificam o lugar de pertencimento
deles que, em certos casos, não são compreendidas pelos professores em sala
de aula. Com isso, temos como principal objetivo compreender essa
diversidade sociolinguística e para isso nos embasamos nos estudos da
Sociolinguística Educacional, dos Letramentos ou das práticas de Letramentos
no contexto social e escolar, bem como as novas propostas da Base Nacional
Comum Curricular para o ensino da língua materna e a sequência didática. E,
por meio de uma a abordagem qualitativa pautada na etnografia de sala de
aula, foi realizada uma pesquisa de campo com a utilização dos seguintes
procedimentos metodológicos: sequência didática com o uso de texto
biográfico e, posteriormente, a escrita do texto autobiográfico. Ademais, com
esta investigação foi possível reconhecermos a necessidade da observação do
lugar de pertencimento de estudantes do campo e suas distintas práticas de
conhecimento da leitura e da escrita, bem como a importância da valorização
dessa cultura no contexto escolar. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A diversidade linguística e os letramentos múltiplos de produções escritas na escola no/do campo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diversidade sociolinguística | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas de letramentos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas rurais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research is linked to the SOLEDUC- Sociolinguistics, Multiple Literacy and
Education Research group, coordinated by Professor Rosineide Magalhães de
Sousa from the University of Brasília. It presents a study on the written texts of
seventh year students from a school in the countryside and how we can
observe the socio-cultural factors of their producers. These texts presents
multiple expressions and linguistic marks that identify their place of belonging
that, in certain cases, they are not understood by teachers in the classroom.
With that, we have as main objective to understand this sociolinguistic diversity
that we are based on the studies of Educational Sociolinguistics, Literacies or
Literacy practices in the social and school context, as well as the new proposals
of the Common Curricular National Base for language teaching. Through a
qualitative approach based on classroom ethnography, a field research was
carried out using the following methodological procedures: didactic sequence
that it use of biographical text and, later, the writing of the autobiographical text.
In addition, it was possible to recognize the need to observe the place of
belonging of rural students and their different practices of knowledge of reading
and writing, as well as the importance of valuing this culture in the school
context. | pt_BR |
dc.contributor.email | martalinguas@hotmail.com | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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