Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/39946
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2000_SabineGorovitz.pdf3,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLopes, Denílson-
dc.contributor.authorGorovitz, Sabine-
dc.date.accessioned2021-01-22T17:56:03Z-
dc.date.available2021-01-22T17:56:03Z-
dc.date.issued2021-01-22-
dc.date.submitted2000-02-
dc.identifier.citationGOROVITZ, Sabine. A legendagem e a participação do espectador na construção da mensagem cinematográfica. 2000. 109 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2000.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39946-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Comunicação Social, 2000.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho consiste em uma reflexão sobre o fenômeno de interação entre a mensagem fílmica recebida em língua estrangeira legendada e o espectador tendo como objetivo geral determinar como a legendagem intervém no espectador no momento da recepção do filme e quais os mecanismos de participação despertados. Para tanto, este trabalho se vale de duas vertentes que fundamentam a questão: por um lado, observa os processos mentais de construção da mensagem fílmica assim como os aspectos psicológicos subjacentes ao fenômeno, por outro, aborda a questão a partir do aspecto social e de uma determinada conjuntura cultural. Considera, por último a qualidade da legendagem, enquanto tradução. Seria ela capaz de orientar a recepção da mensagem, fornecendo um caráter que transcenda a simples correspondência lexical? Como hipótese central, admite-se que o espectador, ao interagir com o filme legendado, desfruta de um espaço de participação ampliado. Entende-se que na leitura da obra o sujeito preenche “vazios” de compreensão, complementando e intermediando a mensagem com sua imaginação e subjetividade.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA legendagem e a participação do espectador na construção da mensagem cinematográficapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordFilme legendadopt_BR
dc.subject.keywordAspecto culturalpt_BR
dc.subject.keywordEspectadorpt_BR
dc.description.abstract3Le travail propose une reflexion sur le phénomêne d’interaction entre le film reçu en langue étrangère sous-titré et le spectateur, avec comme objectif général de déterminer comment le sous-titrage intervient au moment de la reception du film et quels sont les mécanismes de participation qu’il déclenche. Pour se faire, le travail se faut de deux champs conceptuels: d’une part, il s’agit de distinguer les processus mentaux de construction du message ainsi que les aspects psychologiques qui leur sont sous-jacents, puis, d’autre part, d’aborder le point de vue social à partir d’une conjoncture culturelle spécifique. Finalement, il faudra considérer la qualité du sous-titrage en termes de traduction. Est-il capable de guider la reception du message en et dépasser la simple correspondance lexicale? Comme hypothèse de départ, nous admettrons que le spectateur, au moment de cette intéraction, jouit d’un espace de participation amplifié; il remplit des “vides” de comprehension, à partir de son horizon imaginaire et subjectif.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.