Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Marcello | - |
dc.contributor.author | Cruzeiro, Wendell da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-14T14:29:14Z | - |
dc.date.available | 2021-01-14T14:29:14Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-14 | - |
dc.date.submitted | 2020-08-27 | - |
dc.identifier.citation | CRUZEIRO, Wendell da Silva. Da ótica ao eletromagnetismo: uma proposta de ensino investigativo sobre a luz e seus impactos tecnológicos. 2020. 150 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39911 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A motivação deste trabalho consiste em apresentar tecnologias cotidianas objetivando
a construir conhecimentos relativos à descrição fenomenológica da luz. Dessa forma,
esta pesquisa tem como proposta aplicar uma matriz metodológica na construção de
uma sequência didática sobre interações da luz com a matéria, por meio de
fenômenos contemporâneos, tais como: espectro eletromagnético, wi-fi, Charge
Wireless Power Shell (transferência de carga por comando sem fio), impressoras 3D
e hologramas. Nossos objetivos principais são: aprofundar os referenciais teóricos do
estudo da aprendizagem por descoberta e da investigação baseada no ensino de
ciências; implementar uma metodologia com base nesses referenciais e proporcionar
uma transposição didática sobre o ensino de óptica, ondulatória e eletromagnetismo;
e implementar uma matriz metodológica que relaciona os tipos de aprendizagem e os
5Es da IBSE, com intuito de aguçar a curiosidade e o interesse do estudante. Dessa
forma, é ativado o processo de educação; ao explicar o conhecimento, ele será
iconizado com argumentos e fatos. Esses ícones, juntos, solidificam a aprendizagem
com uma simbolização. Serão utilizadas as representações de Bruner sobre a
interação da luz e o espectro eletromagnético. Utilizando-se das representações de
Bruner e dos elementos da IBSE, desenvolveu-se um método avaliativo com base no
grau de investigações, explorações e explicações, os graus de aquisição de
conhecimentos. Também houve a alternativa de materializar o conhecimento teórico
em um sólido geométrico formado por quatro pentágonos, que descreve o estudo da
luz aplicado à ciência, à tecnologia e à cultura, no âmbito do método avaliativo dos
graus de aquisição. Foi, por fim, desenvolvido, aplicado e avaliado produto
educacional, correspondendo a uma sequência didática sobre a interface ótica e
eletromagnetismo em uma turma do segundo ano do Ensino Médio de uma escola
particular do Distrito Federal | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Da ótica ao eletromagnetismo : uma proposta de ensino investigativo sobre a luz e seus impactos tecnológicos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de ciências por investigação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Didática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Luz (Física) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matriz educacional | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The motivation of this work is to present daily technologies aiming at the creation of
advanced knowledge about the phenomenological description of light. Thus, this
research proposes to apply a methodological matrix in the construction of a didactic
sequence on light interactions with materials, through contemporary contemporary
phenomena, such as: electromagnetic spectrum, wi-fi, charging wireless charge rate
(Shell de wireless power) by wireless controller), 3D printers and holograms. Our main
objectives are: to deepen the theoretical references of the study of learning by
discovery and scientific research in science teaching; implement a methodology based
on references and create a didactic transposition on the teaching of optics, wave and
electromagnetism; and implement a methodological matrix that relates the types of
learning and the 5Es of IBSE, in order to cure the student's curiosity and interest. In
this way, the education process is activated; when explaining knowledge, it will be
iconized with a guments and facts. These icons, together, solidify a learning with a
symbolization. They will be used as representations of Bruner on the interaction of light
and the electromagnetic spectrum. Using Bruner's representations and the elements
of IBSE, an evaluation method was developed based on the degree of investigation,
explanations and explanations, the degrees of knowledge acquisition. There was also
an alternative to materialize theoretical knowledge in a metallic solid formed by four
pentagons, which describes or studies the light applied to science, technology and
culture, without the scope of the evaluation method of degrees of use. Finally, an
educational product was developed, applied and evaluated, corresponding to a
didactic sequence on an optical interface and electromagnetism in a second-year high
school class at a private school in the Federal District | pt_BR |
dc.contributor.email | df.wendell@gmail.com | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|