Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/39911
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_WendelldaSilvaCruzeiro.PDF4,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2020_WendelldaSilvaCruzeiro_PRODUTO.pdfProduto5,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Marcello-
dc.contributor.authorCruzeiro, Wendell da Silva-
dc.date.accessioned2021-01-14T14:29:14Z-
dc.date.available2021-01-14T14:29:14Z-
dc.date.issued2021-01-14-
dc.date.submitted2020-08-27-
dc.identifier.citationCRUZEIRO, Wendell da Silva. Da ótica ao eletromagnetismo: uma proposta de ensino investigativo sobre a luz e seus impactos tecnológicos. 2020. 150 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39911-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA motivação deste trabalho consiste em apresentar tecnologias cotidianas objetivando a construir conhecimentos relativos à descrição fenomenológica da luz. Dessa forma, esta pesquisa tem como proposta aplicar uma matriz metodológica na construção de uma sequência didática sobre interações da luz com a matéria, por meio de fenômenos contemporâneos, tais como: espectro eletromagnético, wi-fi, Charge Wireless Power Shell (transferência de carga por comando sem fio), impressoras 3D e hologramas. Nossos objetivos principais são: aprofundar os referenciais teóricos do estudo da aprendizagem por descoberta e da investigação baseada no ensino de ciências; implementar uma metodologia com base nesses referenciais e proporcionar uma transposição didática sobre o ensino de óptica, ondulatória e eletromagnetismo; e implementar uma matriz metodológica que relaciona os tipos de aprendizagem e os 5Es da IBSE, com intuito de aguçar a curiosidade e o interesse do estudante. Dessa forma, é ativado o processo de educação; ao explicar o conhecimento, ele será iconizado com argumentos e fatos. Esses ícones, juntos, solidificam a aprendizagem com uma simbolização. Serão utilizadas as representações de Bruner sobre a interação da luz e o espectro eletromagnético. Utilizando-se das representações de Bruner e dos elementos da IBSE, desenvolveu-se um método avaliativo com base no grau de investigações, explorações e explicações, os graus de aquisição de conhecimentos. Também houve a alternativa de materializar o conhecimento teórico em um sólido geométrico formado por quatro pentágonos, que descreve o estudo da luz aplicado à ciência, à tecnologia e à cultura, no âmbito do método avaliativo dos graus de aquisição. Foi, por fim, desenvolvido, aplicado e avaliado produto educacional, correspondendo a uma sequência didática sobre a interface ótica e eletromagnetismo em uma turma do segundo ano do Ensino Médio de uma escola particular do Distrito Federalpt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDa ótica ao eletromagnetismo : uma proposta de ensino investigativo sobre a luz e seus impactos tecnológicospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de ciências por investigaçãopt_BR
dc.subject.keywordDidáticapt_BR
dc.subject.keywordLuz (Física)pt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Físicapt_BR
dc.subject.keywordMatriz educacionalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The motivation of this work is to present daily technologies aiming at the creation of advanced knowledge about the phenomenological description of light. Thus, this research proposes to apply a methodological matrix in the construction of a didactic sequence on light interactions with materials, through contemporary contemporary phenomena, such as: electromagnetic spectrum, wi-fi, charging wireless charge rate (Shell de wireless power) by wireless controller), 3D printers and holograms. Our main objectives are: to deepen the theoretical references of the study of learning by discovery and scientific research in science teaching; implement a methodology based on references and create a didactic transposition on the teaching of optics, wave and electromagnetism; and implement a methodological matrix that relates the types of learning and the 5Es of IBSE, in order to cure the student's curiosity and interest. In this way, the education process is activated; when explaining knowledge, it will be iconized with a guments and facts. These icons, together, solidify a learning with a symbolization. They will be used as representations of Bruner on the interaction of light and the electromagnetic spectrum. Using Bruner's representations and the elements of IBSE, an evaluation method was developed based on the degree of investigation, explanations and explanations, the degrees of knowledge acquisition. There was also an alternative to materialize theoretical knowledge in a metallic solid formed by four pentagons, which describes or studies the light applied to science, technology and culture, without the scope of the evaluation method of degrees of use. Finally, an educational product was developed, applied and evaluated, corresponding to a didactic sequence on an optical interface and electromagnetism in a second-year high school class at a private school in the Federal Districtpt_BR
dc.contributor.emaildf.wendell@gmail.compt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.