Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/39894
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_EncenandoDiferencaPalcos.pdf892,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Encenando a diferença em palcos metropolitanos : as trajetórias de Sara Baartman e Franz Taibosh
Otros títulos : Performing difference on metropolitan stages : the life courses of Sara Baartman and Franz Taibosh
Autor : Dias, Juliana Braz
Belizze, Geovanna
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0003-0316-971X
https://orcid.org/0000-0002-6781-6659
Assunto:: Espetáculos etnológicos
Colonialismo
Baartman, Sara
Taibosh, Franz
Interseccionalidade
Fecha de publicación : 30-sep-2020
Editorial : Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília
Citación : DIAS, Juliana Braz; BELIZZE, Geovanna. Encenando a diferença em palcos metropolitanos: as trajetórias de Sara Baartman e Franz Taibosh. Anuário Antropológico, v. 45, n. 3, p. 304-324, 30 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.4000/aa.6697. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/34481. Acesso em: 12 jan. 2020.
Resumen : Este artigo examina os “espetáculos etnológicos” que exibiam pessoas de origem africana em palcos da Europa e dos Estados Unidos, com fins pseudoeducacionais ou para simples entretenimento. Privilegiando uma perspectiva comparativa, observamos as histórias de vida de Sara Baartman, nomeada “a Vênus Hotentote”, e Franz Taibosh, conhecido pelo nome artístico “Clicko, o bosquímano selvagem dançarino”. Suas trajetórias pessoais e suas performances nos palcos revelam processos estruturais de construção da alteridade que estão no coração dos projetos imperialistas. Argumentamos que essa noção de alteridade é composta por um conjunto amplo de marcadores sociais e hierarquias inter-relacionados.
Abstract: This article considers the “ethnological shows” that exhibited people of African origin on stages in Europe and the United States, for pseudo-educational purposes or simple entertainment. Privileging a comparative perspective, we observe the life histories of Sara Baartman, named “the Hottentot Venus”, and Franz Taibosh, known by the stage name “Clicko, the wild dancing bushman”. Their personal stories and performances on stage reveal structural processes of alterity construction that are at the very heart of imperialist projects. We argue that this notion of alterity is composed of a broad set of interrelated social markers and hierarchies.
Licença:: Copyright (c) 2020 Anuário Antropológico - (CC BY NC ND) - Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DOI: https://doi.org/10.4000/aa.6697
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/39894/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.