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Título: Espaçotempo da criança na Educação Infantil
Autor(es): Santos, Ana Paula Batista Pina dos
E-mail do autor: anapaulabatistapina@gmail.com
Orientador(es): Fernandes, Maria Lídia Bueno
Assunto: Crianças - educação infantil
Temporalidade
Educação infantil
Data de publicação: 12-Jan-2021
Referência: SANTOS, Ana Paula Batista Pina dos. Espaçotempo da criança na Educação Infantil. 2020. 133 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo sobre a espacialidade e temporalidade das crianças. O enfoque da pesquisa foi delimitado após a realização do levantamento bibliográfico que indicou uma lacuna no que diz respeito à vivência da espacialidade e temporalidade das crianças, seja nas instruções legais, seja no fazer pedagógico. Dessa forma, o objetivo que suleou este trabalho foi conhecer como as crianças expressam suas espacialidades e temporalidades na educação infantil. Dessa forma, buscamos identificar as referências sobre espacialidade e temporalidade nos documentos legais da educação infantil (DCNEI, 2009; BNCC, 2017; CURRÍCULO EM MOVIMENTO, 2018; PPP, 2016); conhecer como as crianças vivenciam o espaçotempo na educação infantil em uma localidade específica do DF; analisar como as relações entre pares (criança-criança) ampliam a compreensão acerca desses espaçotempos; e identificar as espacialidades, e temporalidades infantis e sua expressão no cotidiano escolar, compreendendo a conexão da educação infantil com a vida das crianças. Para isso, desenvolvemos a pesquisa com base na abordagem qualitativa, tendo o método de análise de conteúdo como orientador para a investigação dos documentos legais da educação infantil e a pesquisa-participante como orientador para a investigação de campo que foi realizada em uma instituição de educação infantil pública, na Região Administrativa do Recanto das Emas, no Distrito Federal. A triangulação de dados foi apropriada para a etapa da análise de dados, a fim de combinar os variados instrumentos metodológicos da pesquisa. Para isso, três categorias de análise foram estruturadas de modo a compreender a espacialidade e temporalidade das crianças na educação infantil. Com isso, identificamos o quanto as interações e brincadeiras ampliam as espacialidades e temporalidades das crianças no cotidiano escolar. Pontuamos também o quanto as narrativas espaçotemporais das crianças permeiam o cotidiano da educação infantil. Salientamos o quanto a presença e participação da criança na cidade é importante para seu desenvolvimento.
Abstract: The current work presents a study about space and time for children. The research focus was delimited after investigating the bibliography, which indicated a gap related to children’s experience with spatiality and temporality, both in legal instructions and in pedagogical practice. Therefore, the objective which guided this project was knowing how children express their spatiality and temporality in children’s education. Hence, we seek to identify the references about spatiality and temporality in the legal documents regarding children’s education ((DCNEI, 2009; BNCC, 2017; CURRÍCULO EM MOVIMENTO, 2018; PPP, 2016); to know how children experience the space-time in children’s education in a specific place in DF; to analyze how the relation among pairs (children-children) broaden the comprehension about these space-times; and to identify children’s spatiality and temporality and their expression in daily school activities, understanding the connection in children’s education and the child’s life. In order to do that, we have developed the research in a qualitative approach, utilizing the content analysis method as a guide for investigation of the legal documents regarding childhood education. Therefore using the aforementioned the research as a guide to the field investigation, which took place in a public children’s education institution, located on the city of Recanto das Emas, in the Distrito Federal. The data triangulation was appropriated for the data analyses stage, in order to combine various methodological instruments of research. In order to achieve that, three categories of analyses have been structured in a way that we could comprehend children’s spatiality and temporality on the children’s education. Then, we have identified how the interactions and games have broadened children ́s spatiality and temporality in their daily activities at school. We emphasize how children’s space-times narratives penetrate the daily activities of childhood education. We strengthen how the presence and participation of children in their city is important for their development.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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