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Título: O regime de colaboração na implementação da Meta 4 do PNE no Distrito Federal
Autor(es): Lima, Roger Pena de
Castioni, Remi
Assunto: Plano Nacional de Educação (Brasil)
Regime de colaboração
Data de publicação: 2018
Editora: Grupo de Pesquisa Federalismo e Políticas Educacionais/PPGE/UFES
Referência: LIMA, Roger Pena de; CASTIONI, Remi. O regime de colaboração na implementação da Meta 4 do PNE no Distrito Federal. In: SEMINÁRIO FEDERALISMO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS, 3., 2018, Vitória. Anais [...]. Vitória: Grupo de Pesquisa Federalismo e Políticas Educacionais/PPGE/UFES, 2018. p. 344-350. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/federalismo/article/view/21677.
Resumo: O presente artigo traz um recorte de pesquisa realizada no mestrado acadêmico que teve como objetivo analisar, no âmbito do Sistema Público de Ensino do Distrito Federal, a implementação da Meta 4 do Plano Nacional de Educação (PNE) e da Meta 4 do Plano Distrital de Educação (PDE-DF). Para a presente discussão, focou-se no Regime de Colaboração no contexto de implementação da política analisada. Orientado pela abordagem qualitativa, optou-se pelo Estudo de Caso, utilizando a análise documental e entrevistas semiestruturadas. Como resultado, foi possível perceber a tentativa de melhoria na articulação federativa, com a União buscando atuar como coordenadora das políticas públicas. Também se evidenciou a preocupação dos agentes de implementação com o aperfeiçoamento do Regime de Colaboração para a consecução das metas formuladas.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)
Versão da editora: https://periodicos.ufes.br/federalismo/article/view/21677
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