Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/39823
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_EdnaMartinsdosSantosCarvalho.pdf2,39 MBAdobe PDFView/Open
Title: Teatro na escola : uma experiência com o processo colaborativo
Authors: Carvalho, Edna Martins dos Santos
Orientador(es):: Freitas Filho, José Fernando Marques de
Assunto:: Teatro escolar
Teatro colaborativo
Processo criativo
Criação compartilhada
Issue Date: 29-Dec-2020
Citation: CARVALHO, Edna Martins dos Santos. Teatro na escola: uma experiência com o processo colaborativo. 2020. 126 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Abstract: O objetivo geral desta pesquisa é descrever e refletir sobre as possibilidades de contribuição do processo colaborativo para aquisição de atitudes colaborativas entre os alunos de Ensino Médio de uma escola pública, ressaltando e discutindo que dificuldades e soluções surgem ao longo de sua realização. O processo colaborativo consiste em uma metodologia de criação compartilhada, baseada em princípios dialógicos, em uma relação de horizontalidade com hierarquias flexibilizadas, praticada por grupos teatrais a partir da década de 1990. Para entendê-lo em seu contexto histórico, os seus fundamentos e potencialidade como modo de criação compartilhada, serão discutidos autores como Antônio Araújo, Luís Alberto de Abreu, Stela Fischer e Luiz Carlos Maciel. Tratando-se de uma pesquisa realizada em âmbito escolar, faço um relato de minha experiência como professora de artes cênicas em turmas de Ensino Médio nas quais eram aplicados alguns princípios do processo colaborativo, bem como uma reflexão sobre o significado da palavra “experiência” através do estudo de John Dewey e Jorge Larrosa. Para tal investigação foi realizada a análise de uma montagem teatral com alunos do 2o ano do Ensino Médio de uma escola pública de Santa Maria, cidade próxima de Brasília, utilizando o processo colaborativo como estratégia metodológica.
Abstract: The general objective of this research is to describe and reflect on the possibilities of contribution of the collaborative process for the acquisition of collaborative attitudes among high school students of a public school, highlighting and discussing what difficulties and solutions arise during its realization. The collaborative process is a methodology of sharing creation, based on dialogic principle in a horizontal relation with relaxed hierarchy, that has been practiced by theatrical groups since the 1990 decade. In order to understand the collaborative process in its historical context, its grounds and its potential as a manner of sharing creation, this study will discuss some authors as Antônio Araújo, Luís Alberto de Abreu, Stela Fischer and Luiz Carlos Maciel. Thus, this research was held in a school, I have made report of my experience as a scenic Art teacher in High School classes, in those were applied some collaborative process principles, as well an analysis about the meaning of the word “experience” through out the studies of John Dewey and Jorge Larrosa. Therefore, to achieve the research it was made an analysis of a theater play with High School second year students at Santa Maria, town near Brasília, applying the collaborative process as a methodological strategy.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/39823/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.