Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/39820
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_ElisaRosasMendes.pdf2,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoura, Cristina Patriota de-
dc.contributor.authorMendes, Elisa Rosas-
dc.date.accessioned2020-12-29T18:29:47Z-
dc.date.available2020-12-29T18:29:47Z-
dc.date.issued2020-12-29-
dc.date.submitted2020-03-04-
dc.identifier.citationMENDES, Elisa Rosas. Do BRT ao patinete: os corredores de transporte e o problema da última milha. 2020. 123 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39820-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho traz reflexões sobre mobilidade urbana e deslocamentos na cidade, a partir dos meios de transportes Bus Rapid Transit (BRT) e das novas empresas de aluguel de bicicletas e patinetes. A partir da oposição entre mobilidade massiva e mobilidade smart, levanto questões relativas ao planejamento de transportes. Para representar a mobilidade massiva, trago algumas questões relacionadas ao BRT e busco identificar como a ideia de circulação se reflete no planejamento de transportes. Em relação à mobilidade smart, apresento a ideia de micromobilidade e o problema da última milha, e as novas empresas de aluguel de bicicletas e patinetes, ou plataformas de mobilidade. Esta oposição é feita com base na observação de dois eventos de transporte. A mobilidade smart ganha mais atenção ao longo do trabalho. Para analisá-la, acompanho algumas dinâmicas dos patinetes nas cidades, a partir das ideias de “composições urbanas” e “espaço-síntese”. O acompanhamento dos patinetes traz questões relevantes sobre seus diferentes usos na cidade. A dissertação traz também um exercício de reflexão sobre as noções de espaço, assim como uma tentativa de relacionar essas categorias às ideias de movimento na cidade. A partir da dimensão da experiência urbana de deslocamento, procuro analisar a mobilidade proporcionada pelos BRTs e pelos patinetes.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDo BRT ao patinete : os corredores de transporte e o problema da última milhapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMobilidade urbanapt_BR
dc.subject.keywordPlataformas de mobilidadept_BR
dc.subject.keywordEspaço urbanopt_BR
dc.subject.keywordPatinetept_BR
dc.subject.keywordBus Rapid Transit (BRT)pt_BR
dc.subject.keywordMobilidade compartilhadapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This study examines issues of urban mobility and travel in the city, brought about by means of transportation such as Bus Rapid Transit (BRT) systems and the new businesses of bicycle and scooter rental. Questions related to transport planning are raised from the opposition between mass mobility and smart mobility — BRT stands here for the mass mobility side of the discussion, and triggers an examination of how an idea of circulation is reflected in transport planning. As to smart mobility, the concept of micromobility is introduced, as well as the bicycle and scooter rental businesses (or mobility platforms). This opposition is based on the proposals and debates collected during two transportation trade and professional meetings — smart mobility gets a bigger share of the attention along the study. In order to analyze it, some dynamics of how scooteres are used in cities are observed, from the starting point of concepts such as “urban compositions” and “synthesis-space”. The observation of scooters brings about relevant questions on the diverse ways they are used in cities. This paper also suggests a reflection on notions of space, as well as an attempt to relate these categories to concepts of movement in the city. It offers, as well, an analysis of the mobility afforded by BRT systems and scooters, from the point of view of the urban experience dimension of movement.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Sociais (ICS)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Antropologia (ICS DAN)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.