Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/39806
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2020_RaquelMarquesGonçalves.pdf1,03 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: O teclado em grupo como alternativa para o ensino de Música a alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de Brasília - Campus Riacho Fundo
Auteur(s): Gonçalves, Raquel Marques
metadata.dc.contributor.email: piano.raquel@gmail.com
Orientador(es):: Montandon, Maria Isabel
Assunto:: Música - instrução e estudo
Teclado (Música)
Ensino em grupo
Piano - estudo e ensino
Teclado - estudo e ensino
Date de publication: 28-déc-2020
Référence bibliographique: GONÇALVES, Raquel Marques. O teclado em grupo como alternativa para o ensino de Música a alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de Brasília - Campus Riacho Fundo. 2020. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Résumé: O presente trabalho dedica-se à elaboração de uma proposta pedagógica de ensino de teclado em grupo para alunos do ensino médio do Instituto Federal de Brasília – Campus Riacho Fundo. A partir da experiência da autora como professora do componente curricular “Arte” em cursos de ensino médio integrado a cursos técnicos naquela instituição, percebeu-se uma demanda dos estudantes por aulas específicas de teclado, por ser o piano o instrumento de formação da autora. Decidiu-se, então, elaborar um projeto pedagógico de teclado em grupo extracurricular destinado a esses alunos. Para chegar a essa proposta, foi realizada revisão de literatura das temáticas “música e juventude”, por se tratar de um projeto para jovens; “ensino de instrumentos em grupo”, por se tratar de projeto de ensino de instrumento com formato em grupo, incluindo nesta revisão a temática “ensino de piano em grupo”, por ser este o instrumento utilizado no projeto; e “tendências do ensino de piano para iniciantes”, para fundamentar teoricamente a proposta. Além disso, foi realizada análise de material didático de piano para iniciantes. Ao final, foi elaborada uma proposta pedagógica de ensino de teclado em grupo para o contexto em questão.
Abstract: The present work is dedicated to the elaboration of a pedagogical proposal of group keyboard teaching to high school students of the Federal Institute of Brasília – Campus Riacho Fundo. Based on the author's experience as a teacher of the curricular component “Art” in high school courses integrated with technical courses at that institution, a demand from the students for keyboard classes was particularly perceived, since piano is the instrument that the author has studied during her musical training. She then decided to develop an extracurricular group keyboard pedagogical project for these students. To reach this proposal, a literature review of the themes “music and youth” was carried out, as this was a project designed for teenagers; “Group instrumental teaching”, as the project involved teaching an instrument in a group setting, including in this review the theme “group piano teaching”, as it is the instrument used in the project; and “trends in piano teaching for beginners”, to create a theoretical base for the proposal. In addition, an analysis of piano teaching methods for beginners was carried out. At the end, a pedagogical proposal of group keyboard teaching was elaborated for the context in question.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/39806/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.