http://repositorio.unb.br/handle/10482/39794
Título : | Jogabilidade, aprendizados e emoções no jogo Violetas : cinema & ação no enfrentamento da violência contra a mulher |
Autor : | Pires, Maria Raquel Gomes Maia Almeida, Alexandre Nascimento de Gottems, Leila Bernarda Donato Oliveira, Rebeca Nunes Guedes de Fonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da |
metadata.dc.identifier.orcid: | https://orcid.org/0000-0002-7941-0816 https://orcid.org/0000-0002-9113-0729 https://orcid.org/0000-0002-2675-8085 https://orcid.org/0000-0002-8784-9589 https://orcid.org/0000-0001-9659-5181 |
Assunto:: | Estratégia Educação Violência contra as mulheres |
Fecha de publicación : | may-2020 |
Editorial : | ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
Citación : | PIRES, Maria Raquel Gomes Maia et al. Jogabilidade, aprendizados e emoções no jogo Violetas: cinema & ação no enfrentamento da violência contra a mulher. Ciência & Saúde Coletiva, maio 2020. Disponível em: http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/jogabilidade-aprendizados-e-emocoes-no-jogo-violetas-cinema-acao-no-enfrentamento-da-violencia-contra-a-mulher/17588?id=17588. Acesso em: 24 dez. 2020. |
Resumen : | O jogo de tabuleiro Violetas: cinema&ação no enfrentamento da violência contra a mulher, forjado a partir da priorização das características libertárias do lúdico, ambienta lutas para a conquista da cidadania. Objetivos: analisar a jogabilidade do Violetas quanto ao entendimento das regras, ao envolvimento das(os) jogadoras(es), à mecânica e ao design do jogo; avaliar comparativamente as dimensões da jogabilidade, das emoções e da aprendizagem como expressões da ludicidade. Pesquisa de métodos mistos, em etapas: a) aperfeiçoamento da jogabilidade: oficina com 12 especialistas; testes de usabilidade (33 participantes); análise de conteúdo; b) avaliação da ludicidade: questionários a 78 participantes, teste nãoparamétrico U de Mann-Whitney para comparação dos grupos de variáveis. Os aspectos da jogabilidade obtiveram graus de concordância elevados entre as/os participantes. As variáveis da jogabilidade assumiram valor igual em relação ao grupo da aprendizagem, ambos significativamente diferentes de um grupo 2, das emoções sentidas na partida. No Violetas, o entrelaçamento da jogabilidade com os componentes formativos da aprendizagem viabilizam a criação de um campo simbólico, desafiador e afetivo em que a imaginação, a interação, a tensão e o interesse das(os) jogadoras(es) se manifestam durante as partidas. |
Abstract: | The board game Violetas: cinema&ação no enfrentamento da violência contra a mulher, created through the prioritization of the liberating characteristics of play, displays fights towards citizenship. Objectives: analyzing Violetas’sgameplay concerning the understanding of the rules, the involvement of players, game mechanics and design; comparatively evaluating the dimensions of playability, emotions and learning as expressions of play. Mixed method research, in stages: a) perfecting playability: workshop with 12 experts; usability tests (33 participants); content analysis; b) play evaluation: questionnaires for 78 participants, non-parametric Mann-Whitney U test for comparison of variable groups. Gameplay aspects had high degrees of agreement among participants. Gameplay variables had equal values to the learning group, both significantly differenta group 2, concerning emotions felt while playing. In Violetas, the interweaving of playability and the formative components of learning enable the creation of a symbolic, challenging and affective field the imagination, interaction, tension and interest of players manifest during play. |
metadata.dc.relation.publisherversion: | http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/jogabilidade-aprendizados-e-emocoes-no-jogo-violetas-cinema-acao-no-enfrentamento-da-violencia-contra-a-mulher/17588 |
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