http://repositorio.unb.br/handle/10482/39791
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2020_QuéremDiasdeOliveiraSantos.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | A constituição do ser social professor : significados e sentidos de professores dos anos iniciais da rede pública do Distrito Federal |
Auteur(s): | Santos, Quérem Dias de Oliveira |
Orientador(es):: | Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da |
Assunto:: | Trabalho docente Vida profissional Experiências vivenciais Professores |
Date de publication: | 24-déc-2020 |
Data de defesa:: | 10-jui-2020 |
Référence bibliographique: | SANTOS, Quérem Dias de Oliveira. A constituição do ser social professor: significados e sentidos de professores dos anos iniciais da rede pública do Distrito Federal. 2020. 187 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Résumé: | Este trabalho tem como objetivo investigar o processo de constituição do ser social professor ao longo da vida profissional. A pesquisa foi fundamentada nas perspectivas do materialismo histórico dialético e da teoria histórico-cultural. O ser professor é compreendido a partir da ontologia do ser social de Lukács, pela natureza do trabalho docente e em uma perspectiva emancipatória de práxis que atribui formas e conteúdos à atividade do professor. Essa pesquisa foi realizada com professoras e professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) em diferentes momentos da vida profissional docente, por meio dos instrumentos metodológicos de questionário e entrevista semiestruturada. Para a análise qualitativa das falas das professoras e dos professores utilizamos como procedimento metodológico os núcleos de significação. Essa análise foi estruturada em três eixos: i) Sentidos da escolha profissional docente; ii) Marcas do ser professor ao longo da vida profissional docente; e iii) Reprodução do ser social professor: marcas de mudanças no ser professor e no trabalho docente. Cada eixo de análise foi interpretado a partir dos núcleos de significação que contribuíram para a aproximação dos significados e sentidos sobre o processo de constituição do ser social professor. Concluímos que esse processo de constituição é permeado por múltiplas determinações históricas, políticas sociais e econômicas de reprodução do ser social imbricadas na práxis do professor. Inferimos que o processo de constituição do ser professor tem como propriedade o movimento dialético entre a teoria e a prática docente e as relações humanas, entre sujeitos. Em uma sociedade de classes e divisão das potencialidades humanas, a formação inicial dos professores é configurada por uma fragmentação da práxis social do professor, distanciando os conhecimentos teóricos da materialidade do trabalho docente, constituindo-se em uma individualidade estranhada em relação a sua práxis social. Concluímos que os significados e sentidos de ser professor apresentam uma contribuição importante para a reflexão sobre a práxis docente, pois revelam o movimento de um profissional da educação que com tantas contradições contribui para uma transformação qualitativa da sociedade, por meio do processo educativo formal. Correlacionado à compreensão do ser social professor, está a construção da própria docência, que se solidifica a partir do e com o trabalho. Entretanto, a construção do ser social docente passa por dificuldades relevantes em sua constituição, seja em relação às dificuldades impostas pelo novo contexto educacional e social da contemporaneidade, seja pelo legado histórico da profissão. Concluímos que o processo de constituição do ser social professor é produzido pelas vivências na realização da atividade docente, na qual produz significados e sentidos de ser professor em uma objetividade social. Assim, ser professor é viver uma práxis social criadora e transformadora da realidade concreta e de potencialização da generidade humana. |
Abstract: | This paper’s purpose is to investigate the process of formation of the social being teacher throughout professional life. The research was based on dialectic historical materialism in which being a teacher is understood from the ontology of the social being by the nature of teaching work and in an emancipatory perspective of praxis that attributes forms and contents to the teacher's activity. This research was carried out with teachers from the Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) at different moments of the teaching professional life with questionnaire and semi-structured interview as the methodological instruments. For the qualitative analysis of the speeches of the teachers, we used the meaning nuclei as a methodological procedure. This analysis was structured in three categories: i) Meanings of the teaching professional choice; ii) Marks of being a teacher throughout the teaching professional life; and iii) Reproduction of the social being teacher: marks of changes in being a teacher and teaching work. Each category of analysis were interpreted from the meaning nuclei that contributed to the approximation of the senses and meanings about the process of constitution of the social being teacher. We conclude that this formation process is permeated by multiple historical determinations, social and economic policies for the reproduction of the social being intertwined in the teacher's praxis. We infer that the process of constitution of being a teacher has as its property the dialectical movement between teaching theory and practice and human relations between subjects and subjects. In a class society and division of human potentialities, the initial training of teachers is configured by a fragmentation of the teacher's social praxis, distancing theoretical knowledge from the materiality of teaching work, constituting a strange individuality in relation to their social praxis. We conclude that the senses and meanings of being a teacher present an innovative contribution to the reflection on teaching praxis, as it reveals the movement of an education professional who contributes to a qualitative transformation of society, with so many contradictions. Correlated to the understanding of Being a Teacher is the construction of teaching itself, going through the social that solidifies from and with work. However, the construction of the teaching being undergoes relevant difficulties in its constitution, either in relation to the difficulties imposed by the new educational and social context of contemporary times, or by the historical legacy of the profession. We conclude that the process of constitution of being a teacher is produced by the experiences in carrying out the teleological setting of teaching activity, in which it produces senses and meanings of being a teacher in a social objectivity. Thus, being a teacher means living a social praxis that creates and transforms concrete reality and enhances human generosity. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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