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Título: As vivências do/no trabalho docente na Educação Infantil : ciclo de vida profissional
Autor(es): Cardoso, Solange
E-mail do autor: solangecardoso1908@gmail.com
Orientador(es): Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
Assunto: Experiências vivenciais
Trabalho docente
Educação infantil
Condições de trabalho
Data de publicação: 18-Dez-2020
Referência: CCARDOSO, Solange. As vivências do/no trabalho docente na Educação Infantil: ciclo de vida profissional. 2020. 394 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Esta pesquisa refere-se a um estudo sobre as vivências do/no trabalho docente dos professores do magistério público do Distrito Federal. Traz como questão norteadora: Quais elementos objetivos e subjetivos são constitutivos da vivência do ser professor no decorrer do trabalho docente na Educação Infantil no magistério público no Distrito Federal? Partimos das pesquisas sobre ciclo de vida profissional docente, por meio de um estudo do tipo estado do conhecimento buscando dialogar, contribuir e avançar com os estudos sobre essa temática. E nossa caminhada pessoal, acadêmica e profissional nos instigou a pesquisar a trajetória profissional docente pelo viés das vivências compreendendo-a como uma categoria que agrega elementos externos que compõem e influenciam o trabalho docente, como as condições de trabalho, somados a subjetividade dos professores. Apresentamos como objetivo geral: Compreender as vivências do/no trabalho docente na Educação Infantil ao longo do percurso profissional no magistério público do Distrito Federal. E temos como objetivos específicos: descrever e compreender como as professoras e os professores vivenciam os diferentes momentos da vida profissional considerando suas condições de trabalho; identificar o perfil dos professores efetivos da SEEDF que escolhem a Educação Infantil e elencar os elementos objetivos e subjetivos que constituem a vivência docente. O método de investigação escolhido para “extrairmos” do objeto de estudo as múltiplas determinações nos instigou a irmos para além das aparências, partindo da materialidade do trabalho e permitindo que nossa pesquisa fosse pautada em discussões dialogadas. Para descrevermos o referencial teórico-metodológico – Materialismo Histórico Dialético (MHD) – nos apoiamos principalmente em: Marx (1982; 2002); Kosik (1976); Frigotto (2002); Cury (2000) e Paulo Netto (2011) para buscarmos a compreensão do nosso objeto de estudo por meio da sua historicidade, materialidade e também por meio das suas contradições, mediações e totalidade. Selecionamos seis estratégias metodológicas para desenvolvermos a nossa pesquisa: 1) contextualização do campo por meio de uma revisão bibliográfica denominada “estado do conhecimento”; 2) análise de documentos; 3) dados pessoais e profissionais dos professores que atuam na Educação Infantil na SEEDF; 4) proposição e análise de questionários; 5) realização de entrevistas e 6) análise das entrevistas por meio dos núcleos de significação. Inferimos cinco Núcleos de Significação que expressaram os principais marcadores do percurso profissional docente na Educação Infantil no Distrito Federal: O encontro com a Educação Infantil, Ser professor na Educação Infantil, Condições de trabalho docente no exercício profissional na Educação Infantil, Marcas da temporalidade e Incidências das políticas atuais sobre o trabalho docente. Concluímos que no magistério público na Educação Infantil no Distrito Federal o trabalho é uma marca estruturante das vivências na trajetória profissional docente, pois constitui a objetividade e a subjetividade do ser professor. O trabalho no modo de produção capitalista é perpassado pelo tempo e na Educação Infantil evidencia o início e o anos finais da carreira. A atividade docente vive as influências das políticas educacionais liberais e neoliberais que o tornam intensificado, fragmentado, desvalorizado e precarizado, causando sofrimento e adoecimento. Assim defendemos que há uma complexidade ao longo do percurso profissional docente na Educação Infantil, especialmente nos anos iniciais e finais. E que a vivência é movimento sem fases, porém com marcas das condições materiais e subjetivas, da história biográfica dos professores, da escola e da sociedade.
Abstract: This research refers to a study on the experiences of / in the teaching work of teachers of public teaching in the Federal District. It brings as a guiding question: What objective and subjective elements are constitutive of the experience of being a teacher during the teaching work in Early Childhood Education in the public teaching in the Federal District? We start from research on the teaching professional life cycle, through a study of the state of knowledge type seeking to dialogue, contribute and advance with studies on this theme. And our personal, academic and professional journey instigated us to research the teaching professional trajectory through the bias of the experiences, understanding it as a category that aggregates external elements that compose and influence the teaching work, such as working conditions, added to the teachers' subjectivity. We present as a general objective: To understand the experiences of / in the teaching work in Early Childhood Education along the professional path in the public teaching of the Federal District. And we have as specific objectives: to describe and understand how teachers experience different moments of professional life considering their working conditions; identify the profile of SEEDF effective teachers who choose Early Childhood Education and list the objective and subjective elements that constitute the teaching experience. The research method chosen to “extract” from the study object the multiple determinations prompted us to go beyond appearances, starting from the materiality of the work and allowing our research to be guided by dialogued discussions. To describe the theoretical-methodological framework - Dialectic Historical Materialism (MHD) - we rely mainly on: Marx (1982; 2002); Kosik (1976); Frigotto (2002); Cury (2000) and Paulo Netto (2011) to seek understanding of our object of study through its historicity, materiality and also through its contradictions, mediations and totality. We selected six methodological strategies to develop our research: 1) contextualizing the field through a bibliographic review called “state of knowledge”; 2) document analysis; 3) personal and professional data of teachers working in Early Childhood Education at SEEDF; 4) questionnaire proposal and analysis; 5) conducting interviews and 6) analyzing the interviews through the meaning cores. We infer five Meaning Centers that expressed the main markers of the professional teaching career in Early Childhood Education in the Federal District: The encounter with Early Childhood Education, Being a teacher in Early Childhood Education, Teaching working conditions in professional practice in Early Childhood Education, Marks of temporality and Incidences of current policies on teaching work. We conclude that in public teaching in Early Childhood Education in the Federal District, work is a structuring mark of the experiences in the professional teaching trajectory, as it constitutes the objectivity and subjectivity of being a teacher. Work in the capitalist mode of production is permeated by time and in Early Childhood Education it highlights the beginning and the final years of the career. The teaching activity experiences the influences of liberal and neoliberal educational policies that make it intensified, fragmented, devalued and precarious, causing suffering and illness. Thus, we argue that there is a complexity along the professional teaching career in Early Childhood Education, especially in the initial and final years. And that the experience is a movement without phases, but with marks of the material and subjective conditions, of the biographical history of teachers, school and society.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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