Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/39743
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_VictorVillardeQueirozMilani.pdf3,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A influência da customização colaborativa e do design aberto para as novas gerações de produtos : análise comparativa entre produção fechada, customização simples e customização colaborativa
Outros títulos: How collaborative customization associated with open design can affect new product generations
Autor(es): Milani, Victor Villar de Queiroz
E-mail do autor: victor-villar@hotmail.com
Orientador(es): Pantoja, João da Costa
Assunto: Revolução industrial
Design aberto
Design de móveis
Customização colaborativa
Fabricação digital
Design de produto
Open design
Data de publicação: 17-Dez-2020
Referência: MILANI, Victor Villar de Queiroz. A influência da customização colaborativa e do design aberto para as novas gerações de produtos: análise comparativa entre produção fechada, customização simples e customização colaborativa. 2020. 138 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente trabalho busca demonstrar como a integração entre o design aberto e os usuários de produtos pode afetar as novas gerações dos mesmos, assim como suas relações entre usuário/produto através de novos modelos de produção, em particular, da customização colaborativa. O contexto do trabalho se encontra na Quarta Revolução Industrial, onde Schawab (2016) afirma que estamos à bordo de uma revolução tecnológica que transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Através de uma análise comparativa, a dissertação procura demonstrar como promissora a hipótese de que a associação da Customização Colaborativa com o Open Design permite produzir mobiliários que atendam melhor as necessidades dos usuários, bem como aumentam os níveis de satisfação desses usuários em comparação à outros modelos de produção.
Abstract: This paper aims to demonstrate how the integration between open design and product users can affect new generations of products, as well as their relationship between user / product through new production models, in particular the Collaborative Customization. The context of the work is found in the Fourth Industrial Revolution, where Schawab (2016) states that we are aboard a technological revolution that will fundamentally transform the way we live, work and relate. Through a comparative analysis, the dissertation seeks to demonstrate as promising the hypothesis that the association of the Collaborative Customization with the Open Design allows to produce furniture that better meet the needs of the users, as well as increase the levels of satisfaction of these users in comparison to other models of production.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.