Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/39663
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_EstudioComparadoPerfil.pdf294,85 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Estudio comparado sobre el perfil de los participantes de educación secundaria de adultos de Cataluña (España) y del Distrito Federal (Brasil)
Autre(s) titre(s): Comparative study on the profile of the adult secondary education participants in Cataluña (Spain) and in Federal District (Brazil)
Auteur(s): Cruz, Rita de Cássia Oliveira
Castioni, Remi
metadata.dc.identifier.orcid: http://orcid.org/0000-0002-1203-4617
Assunto:: Educação de jovens e adultos
Ensino médio
Estudo comparado
Date de publication: 27-nov-2018
Editeur: Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação (NETE), do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação (FAE), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Référence bibliographique: CRUZ, Rita; CASTIONI, Remi. Estudio comparado sobre el perfil de los participantes de educación secundaria de adultos de Cataluña (España) y del Distrito Federal (Brasil). Trabalho & Educação, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 29-44, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9770. Acesso em: 26 nov. 2020.
Résumé: Este artigo contempla algumas reflexões em torno do perfil dos participantes de classes de ensino médio, na modalidade educação de jovens e adultos (EJA), de dois contextos: Catalunha (Espanha) e Distrito Federal (Brasil): Estas reflexões são oriundas da tese de doutorado, e faz menção a uma tendência de jovens que abandonam o ensino médio regular; e que posteriormente regressam ao sistema educativo, em programas de EJA, o que tem produzido um novo perfil de público e inadequações da proposta pedagógica. Para tanto, o estudo se apoia numa metodologia de estudo comparado, com dupla abordagem (qualitativa e quantitativa), com o objetivo de conhecer e compreender a opinião dos participantes sobre a importância do ensino médio, portanto, registra a descrição da organização da secundaria de adultos, a metodologia emprega no estudo e alguns resultados da pesquisa, como a necessidade de se atrelar a proposta pedagógica a esse novo público da EJA, com isso corrobora a se pensar em uma oferta de ensino médio que represente esse novo panorama.
Abstract: This article contemplates reflections about the profile of the participants of high school classes, in the youth and adult education (EJA) modality, of two contexts: Catalonia (Spain) and the Federal District (Brazil). One of the reflexes points to a trend of Young people dropping out of regular secondary education; and who subsequently return to the educational system in EJA programs, which has produced a new public profile and inadequacies in the pedagogical proposal. Therefore, the study is based on a methodology of comparative study, with a double approach (qualitative and quantitative), aiming to know and understand the opinion of the participants about the importance of high school, therefore, records the description of the secondary school organization adults, the methodology used in the study and some research results, such as the need to link the pedagogical proposal to this new public of the EJA, this corroborates to think of a high school offer that represents this new panorama.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)
Licença:: Autorização concedida a Biblioteca Central da Universidade de Brasília pelos autores, em 17 de novembro de 2020, para disponibilizar a obra, gratuitamente, para fins acadêmicos e não comerciais (leitura, impressão e/ou download) a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/39663/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.