Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/39614
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_InstitutosFederaisIFLEX.pdf303,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Institutos federais, IFLEX ou mini universidades? : a institucionalização de um projeto de educação voltado ao trabalho
Autor(es): Castioni, Remi
Carvalho, Marco Antônio de
Sá Filho, Paulo de
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5459-3492
https://orcid.org/0000-0002-5127-5886
https://orcid.org/0000-0003-3070-3973
Assunto: Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Educação profissional e tecnológica
Universidades e faculdades
Planejamento regional
Data de publicação: Fev-2020
Editora: Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Referência: CASTIONI, Remi; CARVALHO, Marco Antônio de; SÁ FILHO, Paulo de. Institutos federais, IFLEX ou mini universidades? : a institucionalização de um projeto de educação voltado ao trabalho. Educativa, Goiânia, v. 22, e7812, fev. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v22i1.7812. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7812. Acesso em: 09 nov. 2020.
Resumo: O texto discute a institucionalidade dos Institutos Federais. Persegue-se a ideia de que, assim como as anteriores medidas na área da educação profissional e tecnológica (EPT), que se vincularam a determinados governos e a partir de desígnios históricos, às atuais tentativas, também, buscaram responder a demandas, sejam de elevação da escolaridade, ou da melhoraria da qualidade da mão de obra. Enaltecemos a importância das iniciativas recentes para essa modalidade de ensino e sua interiorização, assim como lançamos preocupações sobre a expansão, se não estaria reproduzindo muito mais o modelo das universidades, diferentemente do que foi proposto para esta nova institucionalidade.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)
Licença: (CC BY-NC-ND) - Open Access
DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v22i1.7812
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.