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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/39471
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Title: Profissionalização dos trabalhadores da área de enfermagem : desafios e avanços vivenciados pelas escolas de formação profissional de nível técnico em enfermagem no Brasil
Authors: Göttems, Leila Bernarda Donato
Orientador(es):: Alves, Elioenai Dorneles
Assunto:: Educação profissional
Auxiliares de enfermagem
Técnicos de enfermagem
Profissionais da saúde
Issue Date: 28-Sep-2020
Citation: GÖTTEMS, Leila Bernarda Donato. Profissionalização dos trabalhadores da área de enfermagem: desafios e avanços vivenciados pelas escolas de formação profissional de nível técnico em enfermagem no Brasil. 2003. [151] f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
Abstract: Esta é uma análise qualitativa das implicações técnicas e políticas provocadas nos projetos pedagógicos das escolas de educação profissional de nível técnico na área de saúde que formam auxiliares e técnicos de enfermagem no Brasil e que participam do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores de Enfermagem - PROFAE -, nos períodos de execução de 2001 a 2003. O estudo caracteriza-se como pesquisa teórica e prática e o locus da investigação foram as escolas do estado de Minas Gerais. Buscou-se analisar os desempenhos, desvelar os desafios enfrentados e as possíveis mudanças nos processos, nos conteúdos e/ou nas relações escolares enquanto implicações provocadas por esta experiência. Foram construídas categorias de análise, a partir dos documentos oficiais (editais e contratos) do Ministério da Saúde, num confronto com os referenciais teóricos e experiências anteriores desta natureza. Os resultados quantitativos foram obtidos a partir da base de dados do Sistema de Informações Gerenciais - SIG-PROFAE. Para a análise dos principais desafios e avanços no âmbito das escolas, optou-se pela realização de grupos focais e entrevistas complementares. Os resultados apontam que existiram implicações técnicas e políticas nas escolas: o desempenho em termos de quantidade de alunos formados e municípios atendidos varia pouco em relação a existência ou não de experiência anterior em turmas descentralizadas e da natureza jurídica da escola; as escolas técnicas do estudo aderem a implementação de alguns processos com facilidade, como é o caso das classes descentralizadas; as escolas têm dificuldades para trabalhar articuladas aos serviço de saúde, ficando esta relação bastante burocratizada, restringindo-se às negociações para campos de estágio; as escolas têm dificuldades para compor e manter seu corpo docente; na relação com o sistema de educação, aquelas que são reguladas pelo sistema estadual enfrentam conflitos pelos entendimentos diferenciados das leis e normas da educação e pela ausência de articulação entre as políticas de saúde e de educação; ocorreram mudanças em algumas escolas, no projeto pedagógico, no currículo do curso, nos materiais didáticos e nas relações internas e externas da escola com aumento de visibilidade e ampliação das suas estruturas. Não houve referência a mudanças mais profundas, de caráter mais estruturante.
Abstract: This is a qualitative analysis of the technical and political implications aroused in the pedagogic projects of the professional education schools of technical level in the area of health which graduate auxiliaries and nursing technicians in Brazil and that participate of PROFAE from 2001 to 2003. The study is characterized as a theoretical and practical research, and the locus of the investigation were the schools of the state of Minas Gerais. It was aimed at revealing the challenges and the possible changes in the processes, in the contents and/or in the school relationships as implications caused by this experience. The construction of the analysis categories was made starting from the official documents (publications and contracts) from the Ministry of Health, in a confrontation with the theoretical referential and the previous experiences of this nature; the quantitative results were analyzed from the Managerial Information System - SIG-PROFAE database; and, for the analysis of the main challenges and progresses in the scope of the schools, it was opted for formation of focal groups and complementary interviews. The results indicate the existence of technical and political implications in the schools; their performance in terms of quantity of graduated students and attended municipalities vary little in relation to the existence or not of previous experience in decentralized classes and the juridical nature of the school; the studied technical schools implement some processes easily, and that can be identified in the decentralized classes; the schools have difficulty when working articulated within health service, where this relationship becomes rather bureaucratic, restraining themselves to stage field negotiations; the school also find it difficulty to form and maintain their teaching staff; regarding the educational system, the ones which are regulated by the state system, face conflicts concerning the differentiated interpretation of educational laws and norms and the lack of articulation between health and education policies; changes in some schools in terms of pedagogic project, curriculum, didactical materials, and internal and external relation in the schools, increasing their feasibility and structures. There has been no reference to profounder structural changes.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2003.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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