http://repositorio.unb.br/handle/10482/39460
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_FabianoPereiraCorrêaSämy.pdf | 5,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Gerenciamento de conflitos : uma proposta para as escolas da Secretaria de Educação do Distrito Federal |
Autor(es): | Sämy, Fabiano Pereira Corrêa |
Orientador(es): | Miranda, Luciana de Oliveira |
Assunto: | Resolução de conflitos Conflito - administração Gestão de conflitos Escolas |
Data de publicação: | 24-Set-2020 |
Data de defesa: | 28-Jun-2019 |
Referência: | SÄMY, Fabiano Pereira Corrêa. Gerenciamento de conflitos: uma proposta para as escolas da Secretaria de Educação do Distrito Federal. 2019. 149 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Sendo o conflito uma constante natural na vida das pessoas, é preciso compreender que é mais importante saber como tratá-lo do que como eliminá-lo. Esta dissertação se comprometeu a visitar a produção nacional e internacional sobre o tema resolução de conflitos para desenvolver uma proposta de gerenciamento de conflitos para as escolas da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Foi utilizada uma técnica conhecida como multipaper que permitiu estruturar o estudo reunindo dois artigos independentes, sendo organizados e agrupados para constituírem o referencial teórico. No restante, a estrutura da dissertação segue de forma “tradicional”. Por ser um mestrado profissional o último capítulo é destinado ao Produto Educacional, que foi baseado nesta pesquisa para trazer uma contribuição para o órgão. No primeiro estudo foi realizada uma revisão de literatura sobre o desenvolvimento da Resolução Apropriada de Disputas e como foi inserida no contexto escolar. Com isso foi possível identificar que a produção nacional no campo do direito é extensa, mas insuficiente e limitada na área educacional. Passou-se então a descrever a estrutura dos programas que são reconhecidos como efetivos através do cruzamento de dados em quatro fontes com enfoques distintos. Foi identificado que a maioria dos programas são destinados a alunos e que os professores não têm preparação suficiente para administrar os conflitos de forma construtiva. Essa falha pode ser corrigida quando são adotadas práticas universais que visam gerir o conflito de forma positiva e que envolva toda a comunidade escolar. O segundo estudo se debruçou sobre o que é considerado a segunda geração de resolução de conflitos: o Dispute Systems Design. Uma das grandes contribuições dessa teoria é introduzir um mecanismo de gerenciamento dos conflitos. Enquanto os procedimentos de resolução de conflitos têm um caráter reativo, esse sistema adota mecanismos de prevenção, resolução e contenção. Com base nessa teoria foi realizada uma pesquisa empírica, com servidores que ocupavam cargos estratégicos na resolução de conflitos, no próprio órgão e no Ministério Público. Foi possível identificar os conflitos, as formas como são resolvidos e as possibilidades de ação da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Pôde ser evidenciado que os procedimentos adotados possuem mais limitações do que vantagens, sendo que os mecanismos institucionais utilizados são exclusivamente reativos. Dessa forma, é impreterível que o órgão desperte interesse em capacitar seus profissionais para desenvolverem habilidades para gerir conflitos e disseminar o uso de meios preventivos. Por fim, essa identificação permitiu a elaboração de uma proposta para as escolas públicas: Sistema de Gerenciamento de Conflitos Escolar. Esse mecanismo tem o intuito de estabelecer procedimentos que são utilizados de forma gradativa para criar um ambiente seguro e de bem- estar. |
Abstract: | Since conflict is a natural constant in people's lives, it is important to understand that it is more important to know how to treat it than how to eliminate it. This dissertation was committed to visit the national and international production on the subject of conflict resolution to develop a conflict management proposal for the schools of the Education Department of Distrito Federal. A technique known as multipaper was used to structure the study by bringing together two independent articles, being organized and grouped to constitute the theoretical reference. In the rest, the dissertation structure follows in a “traditional” way. Because it is a professional master's degree, the last chapter is aimed at the Educational Product, which was based on this research to bring a contribution to the institution. In the first study, a literature review was carried out on the development of the Appropriate Dispute Resolution and how it was inserted in the school context. With this it was possible to identify that the national production in the field of the law is extensive, but insufficient and limited in the educational area. We then went on to describe the structure of the programs that are recognized as effective by crossing data into four sources with different approaches. It has been identified that most programs are intended for students and that teachers are not sufficiently prepared to manage conflicts in a constructive way. This failure can be corrected when universal practices are adopted that aim to manage conflict positively and involve the whole school community. The second study looked at what is considered the second generation of conflict resolution: Dispute Systems Design. One of the great contributions of this theory is to introduce a mechanism of conflict management. While conflict resolution procedures have a reactive character, this system adopts mechanisms of prevention, resolution and containment. Based on this theory an empirical research was carried out, with employees who occupied strategic positions in the conflict resolution, in the own institution and in the Public Ministry. It was possible to identify the conflicts, the ways they are solved, and the possibilities of action of the State Department of Education of Distrito Federal. It could be evidenced that the procedures adopted have more limitations than advantages, and the institutional mechanisms used are exclusively reactive. In this way, it is imperative that the agency arouses interest in enabling its professionals to develop skills to manage conflicts and disseminate the use of preventive means. Finally, this identification allowed the elaboration of a proposal for public schools: School Conflict Management System. This mechanism is intended to establish procedures that are used gradually to create a safe and well-being environment. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade UnB Planaltina (FUP) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2019. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.