Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Versuti, Andrea Cristina | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Valtemir dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-12T16:03:47Z | - |
dc.date.available | 2020-08-12T16:03:47Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-12 | - |
dc.date.submitted | 2020-06-25 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Valtemir dos Santos. Formação docente em metodologia da transmidiação: experimentações em sala de aula. 2020. 140 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39390 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Na chamada Era Digital a sociedade passa por transformações constantes
e aceleradas que impactam não somente a tecnologia, mas também a maneira de
produzir cultura e se relacionar socialmente. A escola, os professores e os alunos são
atingidos diretamente por essas transformações, fazendo com que o processo de
ensino-aprendizagem ganhe novos desafios. Educar os estudantes nascidos e criados
na era tecnológica apenas com as práticas tradicionais sinaliza ser insuficiente. Nesse
sentido, o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nos espaços
educativos se mostra como uma possibilidade para romper com as crenças
pedagógicas enraizadas no ensino tradicional. Uma tática pensada para isso é a
utilização de exercícios de transmidiação de conteúdos nas práticas de ensino, a partir
da formação docente. Portanto, esta pesquisa se propôs a investigar os
desdobramentos de um curso de formação docente em metodologia da transmidiação
nas práticas pedagógicas em sala de aula. Desta aproximação docente com os usos
dos dispositivos tecnológicos e suas linguagens em suas práticas de ensino,
demonstramos por meio desta pesquisa de cunho qualitativo, que a metodologia da
transmidiação é uma tática possível para trazer o universo do estudante para a sala
de aula; implementar atividades pedagógicas diferenciadas; tornar o estudante
protagonista do seu processo de aprendizagem; estimular o trabalho colaborativo e
descentralizar o ensino da figura do professor, uma vez que assume o papel de
mediador. Os resultados também evidenciaram que a formação continuada na
perspectiva da transmidiação é uma alternativa para minimizar a carência dos
professores das escolas públicas por conhecimentos nesta área e, mais que isso, uma
ruptura ao pensamento homogeneizador no espaço educacional. O percurso para se
chegar a esse resultado iniciou com uma revisão bibliográfica e documental seguida
de uma observação não participante do curso em metodologia da transmidiação, em
sua versão piloto e regular durante o ano de 2019. As experimentações em sala de
aula promovidas pelos docentes do curso também foram acompanhadas em duas
turmas, sendo que em uma delas os portfólios foram objetos de análise, bem como
foram realizadas entrevistas com quatro professores participantes do curso de
formação. Ao final do trabalho, todos os dados produzidos passaram por uma
triangulação, confirmando a hipótese de que a metodologia da transmidiação
contribuiu significativamente para uma forma de aprender mais criativa, autônoma e
colaborativa. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Formação docente em metodologia da transmidiação : experimentações em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologias digitais de informação, comunicação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Multiletramentos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In the so-called Digital Era, society undergoes constant and accelerated
transformations that impact not only technology, but also the way to produce culture
and socially relate. Schools, teachers and students are directly connected by these
transformations, making the teaching-learning process acquire new challenges.
Educating students born and creating in the technological age only with traditional
methodological practices is insufficient. In this sense, the use of digital technologies of
information and communication in the educational environment shows as a possibility
to rupture with the pedagogical beliefs rooted in the traditional teaching. A tactic
designed for this is the use of content transmission exercises in teaching practices,
therefore, this research aimed to investigate the consequences of a teacher training
course in the methodology of transmedia in pedagogical practices in the classroom.
From this teaching approach with the uses of technological devices and their
languages in their teaching practices, we demonstrate through this qualitative
research, that the methodology of transmedia is a possible tactic to bring the student's
universe to the classroom; implement differentiated pedagogical activities; making the
student the protagonist of their own learning process; encourage collaborative work
and decentralize the figure of the teachers in class, since the teachers assume the
role of mediator. The results also showed that continuing education in the perspective
of transmedia practices is an alternative to minimize the lack of teachers at public
schools for knowledge in this subject and, more than that, a rupture with homogenizing
thinking in the educational system. The path to reach this result started with a
bibliographic and documentary review followed by a non-participant observation of the
course in transmidiation methodology, in its pilot and regular version during the year
2019. The classroom experiments promoted by the teachers course was also followed
up in two classes, one of which included portfolios for analysis, as well as interviews
with four teachers participating in the training course. At the end of the work, all the
data produced underwent triangulation, confirming the hypothesis that the
methodology of transmidiation contributed significantly to a more creative, independent
and collaborative way of learning. | pt_BR |
dc.contributor.email | valtemir.rodrigues@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|