http://repositorio.unb.br/handle/10482/39359
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Título : | Territory of the maracatus-nação of Pernambuco : preliminary interpretation |
Autor : | Ferreira, Cleison Leite Anjos, Rafael Sanzio Araújo dos |
Assunto:: | Maracatu Afro-brasileiros Cultura Cultos afro-brasileiros Territorialidade humana |
Fecha de publicación : | 28-jun-2016 |
Editorial : | Centro de Cartografia Aplicada e Informação Geográfica - Departamento de Geografia - Universidade de Brasília |
Citación : | FERREIRA, Cleison Leite; ANJOS, Rafael Sanzio Araújo dos. Territory of the maracatus-nação of Pernambuco: preliminary interpretation. Revista Tempo - Técnica - Território, Brasília, v. 3, n. 1, p. 43-77, 2012. DOI: https://doi.org/10.26512/ciga.v3i1.22253. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/ciga/article/view/22253. Acesso em: 05 ago. 2020. |
Resumen : | O Maracatu-Nação é uma importante manifestação cultural pernambucana presente em Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Igarassu. Foi criado pela população de matriz africana a partir das eleições e coroações de Reis e Rainhas escolhidos em irmandades leigas que congregavam uma grande diversidade étnica entre os séculos XVI e XIX. Apesar das perseguições que as práticas ligadas aos africanos sofreram, o Maracatu-Nação cresceu em quantidade de adeptos e de grupos e é considerado ícone de identidade pernambucana. Se hoje é aceito e representa o sentimento de “pernambucanidade” foi graças às lutas e às estratégias da população de origem africana que teve que negociar seu espaço na cidade que se configura conflituosa, excludente e racista, apesar de ser maioria. Entendemos que o território é a dimensão espacial que mais possibilita entender as dinâmicas sociais no espaço, principalmente quando se trata de uma população historicamente excluída, mas altamente participante do contexto urbano. Suas práticas sociais definem territorialidades que repercutem tanto nas periferias como na área central da Região Metropolitana do Recife, tendo suas sedes como as principais referências territoriais, pois estão inseridas em comunidades e bairros criando vínculos sociais, sentimento de pertencimento e reafirmando as suas heranças africanas. Além de estarem atualmente vinculados ao Xangô, à Jurema e à Umbanda, religiões afro-brasileiras, definindo territorialidades religiosas desde o cotidiano até os dias de carnaval, principalmente no ritual Noite dos Tambores Silenciosos que acontece em homenagem aos ancestrais, denominados Eguns. Foram utilizados como forma de representação espacial e visual dos Maracatus-Nação recursos cartográficos e fotográficos que permitem compreender a sua historicidade e a dinâmica atual, além de serem instrumentos eficazes de leitura e interpretação do território. |
Abstract: | The “Maracatu-Nação” is an important cultural expression found in Pernambuco, Brasil, in the cities of Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes and Igarassu. It was creatade by people of African origin from the elections and coronations of Kings and Queens chosen from lay brotherhoods that brought together a wide ethnic diversity between the sixteenth and nineteenth centuries. Despite the persecutions that the practices related to Africans suffered the Maracatu-Nação grew in number of adherents and groups and is considered icon identity of Pernambuco. If today it is accepted and represents the feeling of “being pernambucano” it was thanks to the struggles and strategies of the population of African origin who had to negotiate their space in the city that sets confrontational, exclusionary and racist, despite being the majority. We understand that the territory is the spatial dimension allows more understanding social dynamics in space, especially when it comes to a population historically excluded, but highly participant in the urban context. Their social practices that reflect both define territoriality in the suburbs as in central area of the Metropolitan Region of Recife, with its headquarters as the main territorial references, because they are embedded in communities and neighborhoods by creating social ties, sense of belonging and reaffirming their African heritage. In addition to being currently linked to African-Brazilian religions – Xango (Candomble), Umbanda e Jurema, defining religious territoriality from the everyday life to the days of Carnival, especially in the ritual “Silent Drums Night” what happens in honor of the ancestors or the “Eguns”. Cartographic and photographic resources were used as forms of spatial and visual representations of Maracatus-Nation, allowing us to understand its historical and current dynamics in addition being effective tools for reading and interpretation of the territory. |
Resumen: | El “Maracatu-Nação” es una importante manifestación cultural de Pernambuco, Brasil, en Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes y Igarassu. Fue creado por personas de origen africano a partir de las elecciones y coronaciones de Reyes e Reinas elegidos en hermandades laicas que reunió a una gran diversidad étnica entre los siglos XVI e XIX. A pesar de la persecución que las práticas relacionadas con los africanos sufrieron el “Maracatu-Nação” crecido en número de adherentes y de los grupos y es considerado icono de la identidade de Pernambuco. Si hoy se acepta y se representa el sentimiento de “pernambucanidade” gracias a las luchas y estrategias de la población de origen africano que tuvo que negociar su espacio en la ciudad que es conflictiva, excluyente y racista, a pesar de ser la mayoría. Entendemos que el territorio es la dimensión espacial que nos permite entender mejor la dinámica social en el espacio, sobre todo cuando se trata de una población históricamente excluida, pero muy participante en el contexto urbano. Sus práticas sociales que reflejan tanto definir la territorialidad en el suburbios como en la zona central de la Región Metropolitana de Recife, que tengan su sede las referencias territoriales principales, debido a que están incrustados en las comunidades y barrios mediante la creación de lazos sociales, sentido de pertenencia, y reafirmando su herancia africana. Además de estar actualmente vinculado a la Shangó (Candomblé), Jurema y Umbanda (religiones afro-brasileñas), el hecho de que define desde territorialidad religiosa cotidiana hasta el día de carnaval, especialmente en el ritual de “La Noche de los Tambores Silenciosos”, lo que sucede em homenaje a los antepasados, llamados Eguns. Recursos cartográficos y fotográficos fueron utilizados como una forma de representación visual y espacial, que nos permite comprender la dinámica histórica y actual de los “Maracatus-Nação”, y son herramientas eficaces para la lectura e interpretación del territorio. |
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DOI: | https://doi.org/10.26512/ciga.v3i1.22253 |
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