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Título: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o ingresso na carreira docente
Autor(es): Moura, Claudete Batista Cardoso
E-mail do autor: claudetebcardoso@gmail.com
Orientador(es): Soares Neto, Joaquim José
Coorientador(es): Martins, Leila Chalub
Assunto: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Docentes
Professores - formação
Pós-graduação
Educação básica
Data de publicação: 4-Ago-2020
Referência: Moura, Claudete Batista Cardoso. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o ingresso na carreira docente. 2020. 184 f., il. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Nos últimos dez anos, as políticas de formação e valorização do magistério da Educação Básica estiveram em evidência, frente às dificuldades de atendimento à demanda por profissionais qualificados que o reconhecido desinteresse pela profissão impõe. Dentre essas ações, destacase o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), que tem entre seus objetivos o de incentivar a formação de professores para atuar na educação básica e, como estratégia, utiliza a concessão de bolsa para grupos de alunos de licenciatura desenvolverem projetos didático-pedagógicos em escolas públicas. Também tem sido objeto de crescente interesse a avaliação de políticas públicas. O presente estudo conjuga as duas questões, tratando-se de uma pesquisa avaliativa do Pibid que testa a relação entre a participação no programa e o ingresso de licenciados na carreira docente. Tomando como pressuposto que as experiências vivenciadas durante o curso de formação têm potencial de influenciar a trajetória profissional, buscou-se evidências, a partir de dados secundários oficiais, da relação entre a participação no Pibid e a presença como professor na educação básica. Adicionalmente, estudou-se a relação do programa com o ingresso na pós-graduação, essa sendo entendida como trajetória alternativa à docência mas também como formação continuada do professor. A abordagem investigativa foi a dos métodos mistos, com predominância de técnicas quantitativas. Construiu-se uma base de dados que conjuga as informações do Censo da Educação Superior (CenSup), do Censo Escolar (Censo), dos dados administrativos do Pibid e, subsidiariamente, de discentes da pós-graduação. A população compôs-se de concluintes dos anos de 2011, 2012 e 2013 de cursos de licenciatura presenciais que participaram do programa, das áreas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para análise, calculou-se empregouse técnica exploratória de classificação em árvore pelo algoritmo CHAID (Chi-square Automatic Interaction Detector). Complementarmente, realizou-se entrevistas com oito professores egressos do programa que auxiliaram nas interpretações dos achados quantitativos. Encontrou-se associação entre o programa e o ingresso na docência dependendo da área de licenciatura e de segmentos específicos da população. A área de Pedagogia foi a que consistentemente mostrou-se menos afetada pelo programa no que tange à escolha pela carreira docente, no entanto, foi suscetível quanto ao ingresso na pós-graduação. Para a população masculina, a influência do Pibid foi mais forte e mais frequente em ambas as trajetórias e, especialmente, quando consideradas as duas trajetórias concomitantemente (docente que ingressou na pós-graduação). Já a população feminina foi menos impactada em direção à docência e mais à pós-graduação. Ainda que não se possa estabelecer uma relação de causalidade, os resultados vão ao encontro da tese de que o programa tem um potencial de influenciar na decisão do licenciado tornar-se professor, entretanto, as fortes associações do programa com a pós-graduação sugerem necessidade de maior controle das formas de implementação dos projetos pelas instituições formadoras com vistas a corrigir eventuais distorções. É possível expandir essa lógica para os cursos de licenciatura e sugerir que um desenho curricular vocacionado para a formação de professores contribua para aumentar a aderência dos licenciados à carreira do magistério da educação básica.
Abstract: Teacher education policies have been in evidence in the past ten years. Meeting the demand of qualified teaching professionals is a challenge, which has been affected by the well know lack of attractivity of the teacher career. The Institutional Program of Teaching Initiation (Pibid), which has amongst its objectives the purpose of encouraging teachers’ education, grants scholarships to undergraduate students as a strategy to stimulate the development of pedagogical projects in public schools. Public policies evaluation has also gained increasing interest. As an evaluative research of the Pibid, which tests the causality between a prior Pibid fellowship and a posterior teaching career choice, this study assesses both questions. Secondary data from official sources were used to look for evidences of correlation between prior Pibid fellowship and teaching. The assumption is that experiences lived during graduation studies have the potential to influence professional trajectories. Furthermore, since postgraduate studies are considered not only an alternative to teaching but also a continuity of teaching education, the relation between prior participation in the program and attending postgraduate courses was also analyzed. The study used mixed methods, although quantitative techniques are predominant. The database conjugates information from different sources, such as the Higher Education Census (Censup), the School Census (Censo), CAPES’ data on Pibid and, as a subsidiary, data from postgraduation students. The study population is composed of senior college students for the years of 2011, 2012 and 2013. Besides, the study population reaches only those who were Pibid fellows and who attended presential teaching graduation courses in one of the National Common Curricular Basis (BNCC) fields of study. The Chi-square Automatic Interaction Detector (CHAID) exploratory tree technique analysis was employed. Complementarily, eight teachers who were Pibid fellows were interviewed, as a way to better interpret the quantitative findings. A relation between prior Pibid fellowship and a teacher career choice was found, depending on the graduation field of study and the belonging to specific population segments. Whilst Education students are those who consistently were less affected by the program regarding the teaching career choice, those who Education students who were Pibid fellows were more susceptible to continue their studies in postgraduation courses. Findings show that male population was more frequently and strongly influenced by prior Pibid fellowship not only regarding teacher career choice but also regarding postgraduate studies choice. For those who concomitantly choose teacher career and followed postgraduate studies the influence of the program was even greater. While female population was less prone to be influenced by Pibid to choose a teacher career, it was more impacted regarding postgraduation studies choice. Even if a direct causal relation cannot be established, results corroborate the thesis that the program potentially influences the decision of graduates to become teachers. However, the strong relations between the program prior fellowship and the decision to follow postgraduation studies suggest that better project implementation controls are needed to prevent distortions on the objectives of the program. The same logic could be applied to teaching graduation courses and suggest that curricula better structured to form teachers would contribute to increase teachers career choice by graduates.
Unidade Acadêmica: Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional
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