Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/39342
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ConvergênciaPoliticasPublicas.pdf4,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Convergência de políticas públicas educacionais na promoção da alimentação adequada e saudável
Outros títulos: Convergence of public policies on education to promote a healthy and appropriate diet
Convergencia de las políticas públicas educativas en el fomento de la alimentación adecuada y saludable
Autor(es): Castro, Solange Fernandes de Freitas
Melgaço, Mariana Belloni
Souza, Vanessa Manfre Garcia de
Santos, Karine Silva dos
Assunto: Educação alimentar e nutricional
Merenda escolar
Política pública
Segurança alimentar
Data de publicação: Nov-2019
Editora: OPAS
Referência: CASTRO, Solange Fernandes de Freitas; MELGAÇO, Mariana Belloni; SOUZA, Vanessa Manfre Garcia de; SANTOS, Karine Silva dos. Convergência de políticas públicas educacionais na promoção da alimentação adequada e saudável. Revista Panamericana de Salud Pública, v. 43, e96, 2019. DOI: https://doi.org/10.26633/RPSP.2019.96. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/51716/v43e962019.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em: 04 ago. 2020.
Resumo: O presente relato tem como objetivo descrever a trajetória de convergência do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) com o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) no Brasil, com destaque para o projeto de inclusão dos temas de alimentação e nutrição nas capas de livros didáticos distribuídos de forma universal e gratuita a todas as escolas públicas brasileiras. Essa iniciativa intersetorial dialoga diretamente com as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira, com os princípios do Marco de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas e com as propostas da Década da Ação em Nutrição das Nações Unidas. Verificou-se que a construção de um espaço dialógico e intersetorial é um caminho possível para a promoção da alimentação adequada e saudável aos estudantes. Entretanto, sugere-se a realização de estudos que avaliem a efetividade da inserção dos temas de alimentação e nutrição nos livros didáticos e que investiguem a percepção dos docentes e discentes quanto ao uso dos livros para promover a educação alimentar e nutricional.
Abstract: The present report describes the process of convergence between the Brazilian National School Feeding Program (PNAE) and the Brazilian National Textbook Program (PNLD), highlighting a project that introduced diet and nutrition topics on the covers of textbooks distributed at no cost to all public schools in Brazil. This intersectoral initiative speaks directly to the recommendations of the Dietary Guidelines for the Brazilian Population, the principles of the Nutrition Education Framework for Public Policies, and the proposals laid out in the United Nations Decade of Action on Nutrition. The report shows that the construction of a dialogic and intersectoral space is a possible path to promote a healthy and appropriate diet among students. However, further studies are necessary to evaluate the effectiveness of introducing diet and nutrition topics in textbooks, and also studies investigating the perception of teachers and students regarding the use of books to promote education on diet and nutrition.
Resumen: El objetivo del presente informe es describir la trayectoria de convergencia del Programa Nacional de Alimentación Escolar (PNAE) con el Programa Nacional de Libros y Materiales Didácticos (PNLD) en Brasil, con hincapié en el proyecto de inclusión de los temas de alimentación y nutrición en las portadas de los libros didácticos distribuidos de manera general y gratuita a todas las escuelas públicas brasileñas. Esa iniciativa intersectorial guarda una relación directa con las recomendaciones de la guía alimentaria para la población brasileña, los principios del marco de educación alimentaria y nutricional para las políticas públicas y las propuestas del Decenio de las Naciones Unidas de Acción sobre la Nutrición. Se comprobó que la construcción de un espacio dialógico e intersectorial es una posible vía para fomentar el consumo de una alimentación adecuada y saludable en los estudiantes. Sin embargo, se recomienda realizar estudios para evaluar la efectividad de la inclusión de los temas de alimentación y nutrición en los libros didácticos e investigar la forma en que el cuerpo docente y discente percibe el empleo de los libros para promover la educación alimentaria y nutricional.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: Este é um artigo de acesso aberto distribuído sob os termos da Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 IGO, que permite o uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado. Não são permitidas modificações ou uso comercial dos artigos. Em qualquer reprodução do artigo, não deve haver nenhuma sugestão de que a OPAS ou o artigo avaliem qualquer organização ou produtos específicos. Não é permitido o uso do logotipo da OPAS. Este aviso deve ser preservado juntamente com o URL original do artigo.
DOI: https://doi.org/10.26633/RPSP.2019.96
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.