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Title: Um banquete de discursos : estudo sobre a relação metodológica entre os discursos no Banquete de Platão
Authors: Silva, André Luiz da Paz e
Orientador(es):: Lopes, Rodolfo
Assunto:: Platão - crítica e interpretação
Banquete
Discurso
Método dialético
Issue Date: 22-Jul-2020
Citation: SILVA, André Luiz da Paz e. Um banquete de discursos: estudo sobre a relação metodológica entre os discursos no Banquete de Platão. 2019. 219 f., il. Dissertação (Mestrado em Metafísica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: Objeto de leitura e interpretação desde o Período Clássico, o Banquete em nosso tempo possui alguns modelos interpretativos no que diz respeito à relação entre os discursos dos simposiastas Fedro, Pausânias, Erixímaco, Aristófanes, Agatão e Sócrates, bem como da personagem convidada a participar dos discursos, Diotima, e aquele que invade a reunião, Alcibíades. Escolhemos para tomar corpo em nossa análise algumas leituras que, por um lado, desvalorizam para a interpretação e compreensão do texto os discursos anteriores ao de Sócrates, de modo que sua relação com restante do texto seria de excludência, e outras que, por outro, valorizam a forma e o conteúdo destes discursos, de modo a considerá-los necessários à compreensão do diálogo como um todo. Essa discussão historiográfica tem por objetivo possibilitar uma análise mais abrangente das relações metodológicas entre todos os discursos, levando em consideração suas permanências, suas rupturas, suas aproximações e seus distanciamentos, tanto no que diz respeito à relação dos cinco primeiros discursos entre si quanto em relação ao restante do diálogo.
Abstract: Being read and studied since the Classical Period, Plato’s Symposium currently holds a few readings concerning the relation between the speeches made by the symposiasts Phaedrus, Pausanias, Eryximachus, Aristophanes, Agathon and Socrates, as well Diotima, invited by Socrates to partake in the speeches, and Alcibiades, the one that invades the meeting. We have chosen a few readings that, on the one hand, devalue all the speeches but Socrates’ to the understanding of the dialogue, insofar as their relation would be of exclusiveness, and others that, on the other hand, value both the content and form of said speeches, taking them as fundamental to the proper understanding of the dialogue. This historiographic debate seeks to ground an analysis of the methodological relations between all of the discourses, taking into account their continuities and ruptures, similarities and differences, both among themselves as well as with the remainder of this dialogue.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Metafísica
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Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
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