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Título: Construção e validação de tecnologia educacional : inovações no método de ensino e aprendizagem
Outros títulos: Construction and validation of educational technology : innovations in the method of teaching and learning
Autor(es): Marques, Tila Viana Fernandes
E-mail do autor: viana.tila@gmail.com
Orientador(es): Funghetto, Silvana Schwerz
Assunto: Enfermagem pediátrica
Tecnologia educacional
Jogos digitais
Jogos educativos
Data de publicação: 14-Jul-2020
Referência: MARQUES, Tila Viana Fernandes. Construção e validação de tecnologia educacional: inovações no método de ensino e aprendizagem. 2018. 174 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologias em Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Introdução: A mudança do perfil dos discentes que chegam às universidades impele à necessidade de inovação e à adoção de novas metodologias e tecnologias no ensino, destacando-se as novas ferramentas, como os jogos digitais, para viabilizar a melhoria de metodologia de ensino-aprendizagem. Objetivo: Construir e validar um serious game na área da enfermagem, em formato de aplicativo, para dispositivos móveis, abordando temáticas de enfermagem em pediatria. Método: Trata-se de um estudo metodológico transversal sobre o desenvolvimento de uma tecnologia educacional. O estudo foi desenvolvido em duas etapas. Na primeira etapa, ocorreu a construção do jogo Ped. Care através do referencial User- Centered Design. Concomitante à elaboração do Ped. Care, realizou-se a validação do conteúdo do jogo, com os juízes (experts). A segunda etapa constituiu-se na avaliação e na validação do jogo junto a 58 discentes do 7o e 8o semestre, da Universidade de Brasília, quanto à satisfação da usabilidade do sistema e jogabilidade. Os instrumentos para coleta de dados foram dois questionários individuais: um, direcionado aos juízes experts, que avaliou o conteúdo, através de uma escala likert em 9 critérios, já o outro, orientado aos discentes, utilizou o questionário pós- cenários The Post-Study System Questionnaire (PSSUQ), e as heurísticas de avaliação de jogabilidade para jogos adaptados. O índice de validação de conteúdo (IVC) foi utilizado para a validação do conteúdo, considerando-se validados os critérios que atingissem valores iguais ou maiores a 0,75. Para avaliação de satisfação quanto à usabilidade do sistema e jogabilidade, a média das respostas dos itens deveria apresentar valores menores que 4 para o PSSUQ e 3 para as HEP. Para a validação junto aos usuários, foi empregado o percentual de concordância (PC), considerando validadas as subescalas que apresentassem valores iguais ou maiores a 75%. Para avaliação da consistência interna, foi utilizado o Alfa de Cronbach junto aos usuários. Resultados: foi construída a primeira versão do serious games Ped. Care, sobre as temáticas de pediatria, em aplicativo para celular, disponível atualmente para sistema Android. Em relação à validação do conteúdo, o IVC variou de 0,6 a 1, de forma individual, atingindo um IVC global de 0,94, sendo aprovado pelos juízes. A avaliação de satisfação de usabilidade do sistema atingiu 2,91 (DP 1,75) na satisfação geral, indicando que a maior parte dos usuários gostou de utilizar o sistema. Entretanto, para a validação, o sistema atingiu um PC de 68%, o que indica necessidade de ajuste. O Alfa de Crombach para esse instrumento foi de 0,96 indicando uma boa consistência interna do instrumento. Na análise da jogabilidade, a média geral de respostas foi de 2,07, sugerindo que o jogo possui fatores importantes de jogabilidade. Quanto à validação, o valor geral do PC foi de 74%, o que implica ajustes, sobretudo na subescala História. O Alfa de Cronbach também foi de 0,96. Conclusões: O Ped. Care, na primeira versão, é uma ferramenta de grande potencial e relevância, e obteve a validação do seu conteúdo. Entretanto, necessita de ajustes em seu sistema e em quesitos de jogabilidade.
Abstract: Introduction: The change in the profile of students arriving at universities impels the need for innovation and the adoption of new methodologies and technologies in teaching, highlighting the new tools, such as digital games, to enable the improvement of teaching-learning methodology. Objective: To construct and validate a serious game in the nursing area, in an application format, for mobile devices, addressing nursing topics in pediatrics. Method: this is a transversal methodological study on the development of an educational technology. The study was developed in two stages. In the first stage, the construction of the game Ped. Care through User-Centered Design. Concomitant with the elaboration of Ped. Care, the content of the game was validated with the judges (experts). The second stage consisted in the evaluation and validation of the game with 58 students from the 7th and 8th semester, University of Brasilia, regarding the satisfaction of system usability and gameplay. The instruments for data collection were two individual questionnaires: one, directed to the expert judges, who evaluated the content through a likert scale in 9 criteria, and the other one, oriented to the students, used the pos- sessional questionnaire The Post-Study System Questionnaire (PSSUQ), and gameplay evaluation heuristics for tailored games. The content validation index (CVI) was used to validate the content, considering that criteria that reached values equal to or greater than 0.75 were validated. To evaluate satisfaction regarding system usability and gameplay, the average response of items should be lower than 4 for PSSUQ and 3 for HEP. For the validation with the users, the percentage of agreement was used (PC), considering the validated subscales that presented values equal or greater than 75%. To evaluate the internal consistency, the Cronbach's alpha was used with the users. Results: the first version of serious games Ped was built. Care, on pediatric issues, in mobile application, currently available for Android system. In relation to content validation, the IVC ranged from 0.6 to 1, individually, reaching a global IVC of 0.94, being approved by the judges. The evaluation of system usability satisfaction reached 2.91 (SD 1.75) in overall satisfaction, indicating that most users liked to use the system. However, for the validation, the system reached a PC of 68%, which indicates the need for adjustment. The Crombach's alpha for this instrument was 0.96 indicating a good internal consistency of the instrument. In gameplay analysis, the overall response average was 2.07, suggesting that the game has important gameplay factors. As for validation, the overall value of the PC was 74%, which implies adjustments, especially in the History subscale. Cronbach's alpha was also 0.96. Conclusions: Ped. Care, in the first version, is a tool of great potential and relevance, and has obtained the validation of its content. However, you need adjustments to your system and gameplay requirements.
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Ceilândia (FCE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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