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Título: Smart City Laguna (CE ) : na ideia, no território, na prática
Autor(es): Abrão, Camila Lima
Orientador(es): Trevisan, Ricardo
Assunto: Planejamento regional
Brasil, Nordeste
Cidades novas
Urbanismo
Cidades inteligentes
Data de publicação: 7-Jul-2020
Referência: ABRÃO,Camila Lima . Smart City Laguna (CE ): na ideia, no território, na prática 2020. 148 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: “Smart City Laguna (CE): na ideia, no território, na prática” surgiu com a intenção de compreender a materialização da Smart City Laguna, denominada a primeira Cidade Inteligente Social do Brasil, empreendida pela startup itálo-britânica PLANET Holding e localizada no município de São Gonçalo do Amarante, no Ceará, distante, aproximadamente, 60 quilômetros da capital Fortaleza. Sua construção iniciou-se em 2015, em uma área de 330 hectares de área total e capacidade para 25.000 habitantes, o projeto é direcionado a populações de baixa renda. A cidade foi implantada em uma região estratégica de grande desenvolvimento econômico devido ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), além de estar na linha da rodovia BR-222 e da ferrovia Transnordestina – potencializadores da logística de distribuição de matéria-prima e produtos ao Porto do Pecém. A partir de algumas questões levantadas: Como se chegou a este empreendimento? Como o conceito de cidade inteligente é empregado na cidade? Laguna realmente atende a todos os ideais previstos no projeto? Para quem, afinal, essa cidade foi projetada? Foi necessária uma visão sobre planejamento territorial e regional a partir da segunda metade do século vinte. Com isso, dar-se-á uma contextualização político, econômica e territorial da região Nordeste do país, um panorama a respeito dos conceitos utilizados para denominar o que é um Smart City, até a sua incorporação na produção urbanística brasileira com o caso específico de Laguna. Além de uma pesquisa de campo e observação realizada na cidade e coleta de dados em plataformas digitais disponibilizadas pela PLANET. Verificou-se que o conceito de “Cidade Inteligente” utilizado pela empresa idealizadora se trata muito mais de mero marketing institucional do que, efetivamente, é aplicado em sua concepção. Embora seja objeto de estudo pontual, a Smart City Laguna envolve outras dimensões (política, econômica, social e cultural) que demandam uma visão mais ampla – temporal e espacial – a respeito de sua consolidação. Uma leitura feita a partir do planejamento territorial e regional desde meados do século vinte a qual mostrará os reais interesses e objetivos envoltos na criação dessa cidade nordestina, para muito além de seus aparentes preceitos de cidade inovadora, inclusiva e contemporânea.
Abstract: "Smart City Laguna (CE): the idea, the territory, in practice" aims to understand the materialization of the Smart City Laguna, known as the first Social Smart City in Brazil, undertaken by the Italian-british startup Planet Holding and located in São Gonçalo do Amarante in the State of Ceará around 60 kilometers from the capital Fortaleza. The construction of the city started in 2015, in an area of 330 hectar4es and capacity for 25.000 inhabitants, the project aims for low-income population. The city was implanted in a strategic region of great economic development due to the Pecém Industrial and Port Complex (CIPP), in addition to being on the way of the BR-222 highway and the Transnordestina railway - enhancing the logistics of distribution of raw materials and products to the Port of Pecém. From some questions that were raised: How did this project come about? How is the concept of smart city used in the city? Does Laguna really meet all the ideals envisaged in the project? Who was this city designed for? A vision on territorial and regional planning was necessary from the second half of the twentieth century. With this, a political, economic and territorial contextualization of the Northeast region of the country, an overview of the concepts used to name what a Smart City is, until its incorporation in Brazilian urban production with the specific case of Laguna. In addition to field research and observation conducted in the city and data collection on digital platforms available by PLANET. Under these circumstances, the study found that the "smart city" concept used by the idealizing company is much more institutional marketing than is effectively applied in its conception. Although an object of a specific study, Smart City Laguna involves other dimensions (political, economic, social and cultural), which demand broader views - temporal and spatial - regarding its consolidation. An examination made of territorial and regional planning since the middle of the twentieth century shows the real interests and goals involved in the creation of this northeastern city, far beyond its apparent notions of an innovative, inclusive and contemporary city.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2020.
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