Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/39139
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_RenataFilgueiraCosta.pdf2,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMiranda, Luciana de Oliveira-
dc.contributor.authorCosta, Renata Filgueira-
dc.date.accessioned2020-07-07T12:38:47Z-
dc.date.available2020-07-07T12:38:47Z-
dc.date.submitted2020-03-19-
dc.identifier.citationCOSTA, Renata Filgueira. Autocomposição como ferramenta de participação efetiva do cidadão nas decisões administrativas no âmbito da ouvidoria da Universidade de Brasília. 2020. 175 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39139-
dc.description.abstractO estudo se refere à proposta de criação de um núcleo de mediação e conciliação na Ouvidoria da Universidade de Brasília, considerando a autocomposição como ferramenta adequada de resolução de conflito. Realizada pesquisa prévia do emprego de técnicas de mediação e conciliação em cinco Universidades Federais da região Centro-Oeste, verificou-se pouca exploração do potencial de atuação proativa dessas ouvidorias, no sentido de considerar o diálogo como parte efetiva da resolução pacífica de conflitos. A pesquisa realizada corresponde a uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva e exploratória, tendo como ponto de partida o estudo de caso realizado em uma instituição pública, cujas técnicas de pesquisa escolhidas foram: pesquisa documental e entrevistas, examinadas sob a ótica da análise de conteúdo. A relevância da discussão recai na imposição legal de setores da administração pública promoverem a participação do cidadão na esfera de suas decisões, por meio do diálogo e do convite à reflexão. Percebeu-se que ampliar fisicamente o espaço da ouvidoria – entre outras providências, como, por exemplo, capacitação de servidores; participação da equipe da ouvidoria em eventos promovidos pela Ouvidoria-Geral da União (OGU) e parceiros; leitura da legislação atualizada – pode sanar equívocos na sua atuação e/ou melhorar suas ações. Concluiu-se que o canal de ouvidoria é essencial para fomentar a previsão constitucional da participação e do controle social, bem como para validar o princípio da transparência e avaliar a satisfação do usuário com os serviços públicos prestados.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAutocomposição como ferramenta de participação efetiva do cidadão nas decisões administrativas no âmbito da ouvidoria da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordOuvidoriaspt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.subject.keywordOuvidoria da UnBpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This study is related to the proposal to create a mediation and conciliation Centre in the Ombudsman office of the University of Brasília, by considering the self-composition as an appropriate tool for conflicts solution. After prior check of techniques use for mediation and conciliation in five Federal Universities in the Midwest region, a little exploration of the potential for proactive action was detected in these ombudsman offices roles, because they did not consider the dialogue like an effective part for pacific conflicts solution. The research carried is related to a qualitative approach, with descriptive and exploratory nature. Its base is the case study carried in a public institution, with the following research techniques: document research and interviews, both checked under the content analysis perspective. The debate importance is related to the legal imposition of the public administration sectors to promoting the citizen participation in its decisions sphere, through dialogues and through the invitation to reflection. It was noticed that expanding physically the Ombudsman office space – among other actions, such as servants’ trainings; participation in the Ombudsman office team in events promoted by the Federal Ombudsman Office (OGU) and partners; the updated legislation reading – can solve mistakes in its acting and/or improve its actions. It was concluded that the Ombudsman office channel is essential to foster the constitutional provision of the social control and participation, as well as to validate the principle of transparency and evaluate the user satisfaction with the public services provided.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.